Saúde

Hospital da Feira já tem serviço autónomo de reumatologia

[themoneytizer id=”16574-1″]

O Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV), responsável pelos hospitais de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, anunciou esta semana um serviço de reumatologia próprio para evitar consultas dos utentes noutras unidades.

Segundo revelou à Lusa fonte da administração, o CHEDV já contava com médicos dessa especialidade há cerca de 20 anos, mas eles integravam as equipas de Ortopedia e de Medicina Interna, pelo que a maioria dos utentes da região com problemas reumatológicos era encaminhada para consulta externa noutros hospitais do Norte, nomeadamente no Centro Hospitalar de Gaia e Espinho, e no Hospital de São João, cujos tempos de espera rondam “nove meses a um ano”.

Com o novo serviço já em funcionamento no hospital da Feira, o CHEDV antecipou que, só este ano, irá receber “mais de 500 utentes em consulta programada”, ao que se juntarão ainda consultas urgentes e também as relativas a protocolos a estabelecer com outras especialidades clínicas.

Para Miguel Paiva, presidente do conselho de administração do CHEDV, trata-se de dar resposta a uma necessidade crescente.

“Ao longo dos anos tem-se verificado que há mais doentes com patologias reumáticas e, para corresponder melhor a essa realidade, o CHEDV abriu em 2018 duas vagas para o recrutamento de pessoal médico, o que lhe permitiu reforçar a equipa de Reumatologia. Com a criação desta nova valência, proporcionará agora aos seus utentes um serviço de proximidade com melhor acesso aos cuidados de saúde”, afirmou o responsável.

O novo serviço será dirigido pela médica Paula Valente, que admitiu que o funcionamento da nova valência é ver “um sonho antigo ser concretizado”.

A especialista afirmou que “esta nova equipa de trabalho permitirá uma resposta mais adequada às solicitações” dos utentes da região, o que considerou essencial tendo em conta que “o diagnóstico precoce e atempado é fundamental na evolução destas patologias crónicas”.

O novo Serviço de Reumatologia do CHEDV está vocacionado para tratar problemas de articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, que causam significativa debilidade física e incapacidade laboral, e têm por isso um “elevado impacto económico” na sociedade.

A equipa afeta a essa nova valência tem como prioridade a consulta interna e externa, com base em pedidos apresentados por outros especialistas do próprio CHEDV e pelos centros de saúde da sua área de influência. O serviço conta também com um “hospital de dia para tratamentos em perfusão e ensino da autoadministração”, procedendo ainda a trabalhos de diagnóstico e terapêutica, o que passará pela realização de exames complementares “para evitar a sua realização no exterior”.

Miguel Paiva espera que o novo serviço possa assim contrariar a tendência nacional para um difícil acesso a consultas nesta área, já que, “devido à escassez de serviços de reumatologia no país, o acesso aos cuidados especializados continua reduzido e implica, invariavelmente, um longo período de espera por parte dos doentes”.

Alterar esse cenário é, para o administrador do CHEDV, particularmente necessário quando “cerca de metade da população portuguesa sofre de, pelo menos, uma doença reumática”, com a osteoartrose a destacar-se nesse contexto com uma prevalência de 30 a 35%.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo