EmpresasPrimeira Vista

Igreja de Válega é mote para colecção de moda

“Da fachada da Igreja de Válega para os pés que caminham pelo mundo e passeiam este exemplar fantástico da arte azulejar portuguesa, cheia de arte, cor e luz!”. É assim que é apresentada a colecção de sapatilhas decoradas com motivos dos azulejos da fachada da Igreja Matriz de Válega.

A Igreja da Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.

O patronato da igreja pertenceu a mãos privadas até ao ano de 1150.m Desde essa data até 1288 foi o Mosteiro de São Pedro de Ferreira. De 1583 a 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto.

São de destacar no interior da igreja, intervenções do séc. XX, como por exemplo os tectos em madeiras exóticas, patrocinados pela Familia Oliveira Lopes, assim como revestimentos em exuberantes em azulejos, produzidos na Fábrica Aleluia de Aveiro; trabalhos em mármore nas paredes interiores da capela-mor, do côro baixo e do dos ladris gerais, e pintura de Aurora Libório.

Tem como titular Santa Maria. A sua construção foi iniciada em 1746, tendo-se as obras arrastado por mais de um século. O edifício espaçoso e altaneiro apresenta frontaria com torre integrada à esquerda. O retábulo principal, do século XVIII, merece destaque, além da pia baptismal – a peça mais antiga dos começos do século XVI – executada em pedra ançã.

Esta mítica igreja do concelho de Ovar é o mote para uma colecção de acessórios de moda que vai desde sapatilhas até a colares, passando por brincos e anéis.

“Andar bem calçado é algo fundamental”, justifica a “WalkwithArt”, sediada em Viseu, “e quando se alia a arte de fazer calçado a outras artes, o resultado é uma colecção repleta de conforto e com uma aparência única”.

Fazendo o enquadramento geral deste projecto, os mentores do projecto, Jorge Amaral e Cláudia Antunes, dizem que o objectivo é desenvolver “uma linha de calçado de edição limitada, confortável, intemporal e unissexo, com associação a obras de arte, ou seja, o mesmo modelo veste roupagens diferentes, de acordo com uma representação artística: percorrem-se temáticas nacionalistas até à liberdade criativa de uma obra de um artista português”. Mais: “A produção é 100% portuguesa e de elevada qualidade. Desta forma, promove-se simultaneamente a produção nacional e a arte. Pretende-se, de facto, aliar a arte de fazer calçado a outras artes. Trabalha-se assim numa triangulação constante entre qualidade, exclusividade e arte”.

Arte+arte = arte ao quadrado: É o resultado da parceria de Walkwitharte com Portugal Encantado.
Disponivel no site www. andaverportugal.pt

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo