CulturaPrimeira Vista

Ílhavo: Festival Rádio Faneca já tem cartaz completo

A edição 2015 do evento inclui concertos, exposições em espaço público e outras performances em sítios inesperados, bem como brincadeiras para crianças, cinema drive in, baile, uma programação de rádio e até uma rádio novela O Festival Rádio Faneca anuncia um programa multifacetado, recuperando alguns projectos e ideias de edições anteriores mas trazendo muitas novidades. Agendado para os dias 29, 30 e 31 de maio, o evento realiza-se no Jardim Henriqueta Maia e nos becos e vielas de Ílhavo.

Este é um festival que, assumidamente, só pode acontecer em Ílhavo, porque tem na sua génese a história das pessoas, as tradições e as vivências presentes. No Jardim Henriqueta Maia, ou na sintonia 103.9 FM, a Rádio Faneca vai emitir, durante os três dias do festival, as
músicas e dedicatórias dos ouvintes, as notícias do quotidiano dos habitantes do centro histórico e a estreia mundial da Rádio Novela “A Mesa: Teatro para ver com os ouvidos” (no dia 30, sábado, às 20h30).

Do alinhamento dos três dias de festa fazem parte projetos que envolvem ativamente a comunidade e os artistas na sua criação, como é o caso do regresso da Orquestra da Bida Airada (neste momento em ensaios) e da Casa Aberta, em que os residentes abrem as portas
de suas casas para uma experiência gastronómica com convidados que se inscrevem a participar.

Durante os três dias, as ruas, becos e vielas do Centro Histórico de Ílhavo são ocupadas por manifestações artísticas, exposição e performances, que resultam da visão e do trabalho criativo desenvolvido por fotógrafos, encenadores e atores. É o caso dos projetos “Becos de Pés 2015”, “Pescadinha de Rádio na Boca” ou “Histórias da Terra e do Mar – Percurso pelos Becos”.

Muito direcionado também para as crianças, o festival terá durante os três dias muitos jogos e brincadeiras para experimentar e vivenciar no Jardim Henriqueta Maia.

Música em palcos inesperados

Música é uma área privilegiada neste festival, mas na maior parte das vezes sob uma perspetiva pouco usual.

Na noite do dia 29, sexta-feira, a animação musical é garantida pela Orquestra da Bida Airada e pelos Melech Mechaya. Trazendo alguma da melhor produção artística nacional, na tarde de sábado, dia 30, o Festival Rádio Faneca apresenta alguns concertos nos chamados palcos
“inusitados”, propondo atuações em becos e travessas e até numa drogaria. Estão confirmados O Martim, Peixe, Birds are Indie, Nikki Baray, João Gentil e JP Simões. Nesse dia, à noite, o Jardim Henriqueta Maia vai receber Capicua e o DJ Set de Álvaro Costa. Já no domingo, dia 31, a Orquestra Filarmonia das Beiras atua no mesmo Jardim às 15h00; para as 16h30 está marcado o “Baile da Catrapisca”, para ver, ouvir e, sobretudo, para dançar.

Naquele que será o último concerto do festival, às 21h30 do dia 31, Samuel Úria divide atenções entre uma plateia de 50 pessoas e 30 bacalhaus, visto que tem como cenário o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo. Também para a última noite está agendada uma sessão de cinema drive in com um clássico intemporal, “Dirty Dancing – Dança Comigo”. O filme é exibido na praça do Centro Cultural de Ílhavo (limitado a 30 viaturas) e ouve-se através da frequência 103.9FM.

Trata-se de um festival feito de percursos e de descobertas onde, em família ou entre amigos, o festival propõe explorar, conhecer e descobrir exposições, concertos, performances e brincadeiras, em ruas, becos, travessas, jardins ou vielas transformados em
palcos inusitados. O Festival Rádio Faneca promete momentos únicos e irrepetíveis para todos os públicos, sempre com entrada livre.

Esta será a terceira edição do festival Rádio Faneca, que se assume, desde o ano passado, como uma aposta anual da Câmara Municipal e do Centro Cultural de Ílhavo (CCI), voltando a ocupar o Centro Histórico e o Jardim Henriqueta Maia, sempre com a premissa de
envolvimento da comunidade. O evento é programado e produzido pela equipa do Centro Cultural de Ílhavo, empenhada, também, na conceção e colaboração em parte dos projectos artísticos que fazem parte do programa.

Actualmente, o Festival Rádio Faneca tem uma importância central na programação anual do Centro Cultural de Ílhavo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo