Primeira VistaSaúde

Investigação de psicóloga vareira revoluciona o tratamento da diabetes

A investigação inovadora desenvolvida pela jovem Fabiana Rodrigues, recém-mestre em Psicologia pela Universidade de Aveiro e actual aluna do Programa Doutoral em Psicologia, utilizando a Hipnosec foi amplamente reconhecida pela comunidade científica e a sociedade civil. Os resultados desta desafiante experiência, reflectem-se no artigo científico intitulado “Psychotherapy with Hypnosis in glycemia in patients with type 1 Diabetes Mellitus“, publicado no prestigiado jornal The European Proceedings of Social and Behavioural Sciences, feito ímpar na universidade aveirense na área da Psicologia. Este jornal internacional tem revisão por pares, sendo indexado no ISI Thomson Reuters. O artigo de investigação científica pode ser consultado em futureacademy.org.uk/files/images/upload/10cpsyc2017.pdf.

O trabalho propõe-se investigar a eficácia da intervenção psicoterapêutica com hipnose na gestão e monitorização da Diabetes Mellitus tipo 1, tendo sido já considerado inovador a nível nacional e internacional. Embora a American Psychological Association (APA), na sua Divisão 30 (Society of Hypnosis), defenda a hipnose como ferramenta adjuvante e catalisadora do processo psicoterapêutico, em Portugal a realidade ainda é limitada.

Segundo Fabiana Rodrigues, “os resultados da investigação são promissores e vão no sentido de uma redução espontânea e estatisticamente significativa dos níveis de glicemia em jovens diabéticos tipo 1 que, em alguns casos, obrigou à redução da dose diária de insulina administrada. Desta forma, a psicoterapia com hipnose parece contribuir para a optimização do controlo glicémico dos pacientes com esta doença crónica e autoimune, bem como, minorar as consequências da doença e melhorar a sua qualidade de vida.”

A equipa de investigação que desenvolveu este artigo contou com a colaboração do Professor Doutor Carlos Fernandes da Silva, professor catedrático da UA, Professor Dr. Celso Oliveira (psicólogo clínico) e o Professor Dr. Agostinho D’Almeida (professor aposentado do ISMAI).

Aquando do Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, Fabiana Rodrigues realizou o seu estágio no âmbito da psicoterapia com Hipnose Clínica, desenvolvendo o seu inovador trabalho de investigação que culminou na dissertação de Mestrado – “Hipnose e glicemia em Diabetes Mellitus tipo 1” – aprovada com 19 valores.

A sua investigação mereceu a distinção do 2.º lugar do Prémio de Investigação Abade Faria 2016 e já foi apresentado em vários congressos de Psicologia, Medicina e Enfermagem, tendo sido recentemente divulgado no International Congress on Clinical & Counselling Psychology 2017, em Bari, na Itália.

“Urge credibilizar a ferramenta para melhor ajudar os pacientes nas suas perturbações emocionais, psicológicas e físicas. Nesse sentido, este trabalho foi muito desafiante, dando força à utilização de hipnose em setting psicoterapêutico”, afirma a jovem psicóloga ovarense.

Para além da actividade profissional reconhecida em diversas problemáticas e em várias clínicas privadas, a investigadora segue agora para doutoramento e a sua investigação promete continuar a dar frutos, contribuindo assim, para a fidedigna utilização da Hipnose na Psicoterapia.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo