CulturaPrimeira Vista

Jovem esmorizense brilha nas Olimpíadas Internacionais de Biologia

Portugal participou, este ano, pela primeira vez, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO2014) que decorreram, entre os dias 6 e 12 de Julho, na ilha de Bali, na Indonésia.

Esta competição contou com a participação de 241 estudantes oriundos de 61 países, selecionados através das respectivas Olimpíadas Nacionais.

A seleção Portuguesa era composta por 4 estudantes Laura Ramos (Agrupamento de Escolas do Fundão), Francisco Ramos (Esc. Sec. Quinta do Marquês, Oeiras); Raquel Oliveira (Esc. Sec. Esmoriz) e Ana Sofia Martins (Esc. Dr. José Casimiro Matias, Agrupamento de Escolas de Almeida) e por dois Delegados (José Matos, coordenador das Olimpíadas Portuguesas de Biologia) e Paula Castelhano (Professora de Biologia no Externato Cooperativo da Benedita).

Logo na sua primeira participação, Portugal conquistou duas medalhas de bronze atribuídas aos jovens Raquel Oliveira e Francisco Ramos. Embora as Olimpíadas Internacionais de Biologia já existam há 25 anos, só agora foi possível a participação Portuguesa, graças ao apoio da Direção Geral de Educação, da Fundação EDP, da Agência Ciência Viva e da Ordem dos Biólogos.

A boa prestação dos nossos jovens talentos beneficiou ainda do treino que tiveram oportunidade frequentar em antes da sua partida: INIAV Inst. Nac. Investigação Agrária e Veterinária, I.P; Biocant; FCUL; ISPA e Zoo de Lisboa.

“É muito raro um país vencer medalhas logo na sua primeira participação, pelo que Portugal foi muito felicitado por todos os países, por isso esta conquista enche de orgulho a delegação portuguesa e cria excelentes perspetivas para o futuro”, referiu ao OvarNews, José Matos, Coordenador das OPB e Bastonário da ordem dos Biólogos. “É fundamental podermos apoiar os nossos jovens de talento”, acrescentou.

Como disse o Presidente da OIAB no seu discurso de encerramento: “Sabemos que vão ser homens e mulheres de sucesso. Mas queremos que sejam também pessoas de valor, que são aquelas que usam as suas capacidades para melhorar a vida dos outros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo