Guerra da Ucrânia

A invasão da Rússia à Ucrânia e a alteração dos preços da energia

A

Rússia é um dos principais fornecedores de petróleo e de gás natural da Europa. No entanto, no nosso país não existe atualmente uma dependência relativamente ao fornecimento de gás russo, isto porque Portugal importa gás essencialmente de outros países.  Embora não exista um risco de escassez no fornecimento de gás natural, esta situação de tensão poderá provocar uma subida de preços global.

O pagamento destes serviços públicos essenciais tem um peso considerável na carteira dos consumidores, pelo que este aumento de preços, juntamente com os impactos negativos trazidos pela pandemia e pela inflação registada e prevista, é bastante preocupante.

Este aumento poderá ser sentido no mercado liberalizado no imediato; para os clientes no mercado regulado, até agora não se verifica que possa existir um impacto.

Perante este iminente aumento de preços, a DECO relembra os consumidores da importância de cada vez mais adotarmos hábitos de poupança que permitam reduzir a fatura de eletricidade e de gás, e ainda, do recurso crescente às energias renováveis.

Aconselhamos ainda os consumidores a fazerem simulações de forma a perceberem, tendo em conta o seu perfil de consumo, quais as tarifas de eletricidade e de gás mais baixas.

Tendo em atenção esta realidade, a DECO já reforçou as suas reivindicações no âmbito do serviço de gás e eletricidade, designadamente que os critérios de acesso à tarifa social do gás natural sejam iguais aos da eletricidade, ou seja, que também os consumidores com um rendimento anual reduzido tenham acesso à tarifa social do gás; que seja

aplicada a taxa de IVA de 6% em todas as componentes da fatura de eletricidade.

Caso tenha dúvidas em relação ao seu contrato e faturas, contacte-nos através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), através do nosso endereço eletrónico geral [email protected] ou no nossoformulário de contacto.

DECO informa

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo