CulturaPrimeira Vista

Marcos Muge inaugura painel de azulejo na estação de Aveiro

Um painel de azulejo, de homenagem ao deputado oitocentista aveirense, José Estêvão, de autoria do artista ovarense Marcos Muge, é hoje descerrada na estação ferroviária de Aveiro.

Segundo o ceramista ovarense, a peça a inaugurar foi concebida no ano 2000, altura em que arrancou a construção da nova estação da CP de Aveiro.

A oportunidade de a trazer em permanência para a cidade de Aveiro surgiu, segundo Marcos Muge, depois de um contacto com a empresa Infra-Estruturas de Portugal (IP).

De certa forma, comenta o autor, em declarações ao Diário de Aveiro, “está a fazer-se justiça a José Estêvão e à sua visão, pois, como se sabe, a linha do Norte esteve para ligar Coimbra a Viseu e daqui seguiria para o Porto, mas ele conseguiu alterar o rumo da história, fazendo a linha passar por Aveiro”. Marcos Muge atenta para o facto de “todo o progresso da cidade e de todo este litoral se ficar a dever a ele”.

A obra esteve exposta nas comemorações dos 100 anos da Estação de S. Bento e dos 160 anos dos caminhos-de-ferro em Portugal, eventos que decorreram na cidade do Porto (na imagem).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo