CulturaPrimeira Vista

Marionetas à solta obrigam ao corte do trânsito no centro

Em virtude da realização do XIII FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar, a partir de sexta-feira e nos próximos dias 8 e 9 de Junho, a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira informa que será efectuado o corte integral do trânsito em várias ruas.

Assim, na sexta-feira, dia 7, entre as 20h30 e as 0 horas, no sábado, 8 de Junho, e no domingo, 9 de Junho, das 15h às 0 horas, serão cortadas as ruas Aquilino Ribeiro, Elias Garcia, Luís de Camões, 31 de Janeiro e Largo Mouzinho de Albuquerque.

A edição de 2019 do FIMO promete levar a salas, praças e fontanários da cidade vareira cerca de 70 espectáculos gratuitos apresentados por 38 companhias de 14 países.

A programação principal conta este ano com companhias de Portugal, Espanha, Israel, França, Chile, Bélgica, Argentina, Itália, Brasil, República Checa, Uruguai, Alemanha, Venezuela e China. Já a secção FIMO Off, reservada para apresentação de artistas emergentes que actuam sem cachê (embora possam passar o chapéu), integra duas companhias venezuelanas e três de origem portuguesa, argentina e brasileira.

Em estreia, a Contacto apresenta, no dia 8 de Junho, às 15h30, no auditório da sua casa, a história da Princesa do Norte. Chegado vitorioso de mais uma batalha, um rei mouro conheceu uma princesa que, por sua rara beleza, se destacava de entre os seus prisioneiros. Por ela se apaixonou e mandou-a libertar. A bela princesa sentiu vontade de voltar à sua terra, no Norte e, quando o rei soube desta notícia pediu-a em casamento. Casaram, mas as bodas foram ensombradas com uma súbita doença da princesa, entretanto tornada rainha. O rei sentiu abater-se sobre ele uma profunda tristeza até que alguém lhe disse que conhecia uma cura para aquela maleita…

Entre os destaques do cartaz oficial de 2019 inclui-se ainda o espectáculo “Puppet Collection Highlight”, que contará com oito actores da companhia chinesa Yangzhou Pupetry Institute, fundada em 1957 e actualmente reconhecida como o maior e mais prestigiado colectivo profissional de marionetistas desse país.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo