CulturaPrimeira Vista

Mestre chocolateiro de Ovar faz furor na Suiça

Filho de pai cozinheiro e de mãe pasteleira, Jorge Cardoso não hesitou em seguir a mesma profissão dos seus pais. Só que, em Portugal, as condições não se apresentavam favoráveis e, assim, Jorge Cardoso, 26 anos, emigrou como muitos da sua idade.

Emigrante na Suiça desde 2007, Jorge é um ilustre desconhecido em Portugal, mas a sua arte de trabalhar o chocolate tornou-o uma figura muito conhecida na Suiça.

Fruto de um percurso brilhante de alguém atraído pela excelência, ilustre embaixador do sucesso no trabalho dos portugueses que emigraram, Jorge Cardoso é o único chocolateiro português entre os melhores do mundo.

Depois de ter representado a Suiça no Campeonato da Europa, em Janeiro de 2016, prepara-se agora para representar a Suiça no Campeonato do Mundo de Pastelaria, que terá lugar em Lyon, França, em Janeiro de 2017.

Com três cursos (CFC Certificat Fédéral de Capacité) feitos na Suiça, o vareiro tirou o primeiro curso de cozinheiro, entre 2009 e 2012, o segundo curso de pasteleiro-confeiteiro-chocolateiro, entre 2012-2014, e o terceiro curso de padeiro em 2015.

Foi durante a primeira experiência, enquanto estudante de pastelaria, que Jorge Cardoso descobriu a paixão pelo chocolate, dando nas vistas graças ao seu grande potencial criativo.

O seu talento abriu-lhe o caminho dos títulos que começou a arrecadar desde muito cedo: Jovem esperança da arte de trabalhar o chocolate, em 2013 (Genebra); Melhor estudante do curso de pastelaria da região de Fribourg (Suiça), em 2014; Vice-campeão suiço de pastelaria, no SwissSkills Bern, em 2014; 4.º lugar no Campeonato da Europa da pastelaria ao representar a Suiça, em 2015.

Esta última actuação qualificou Jorge Cardoso e o seu colega de equipa, Cedric Pilloud, para o Campeonato do Mundo da Pastelaria, que se realizará em 2017, na cidade de Lyon, na França, como já se disse.

Jorge Cardoso trabalha actualmente com o mestre chocolateiro, David Pasquiet, de origem francesa, que foi campeão suiço do chocolate e participou numa das maiores competições de chocolate do mundo, a “World Chocolat Masters”. Actualmente, David Pasquiet é um dos melhores chocolateiros da Suiça.

Jorge Cardoso gosta de enfrentar desafios. “Os concursos permitem superar-me, continuar a aprender, evoluir ao nível profissional e dar a conhecer outras competências que vou adquirindo”, comentou Jorge Cardoso ao OvarNews.

Segue-se a aventura do Campeonato do Mundo de Pastelaria, para a qual está já a preparar-se. Depois do 4.º lugar e de ter recebido o “Wild Card” que permitiu à equipa suiça passar a este nível de competição, Jorge Cardoso promete dar o máximo nesta aventura a nível mundial e não esconde o seu objectivo: “Subir ao pódio”.

“Temos de lutar e trabalhar todos os dias se queremos chegar à excelência”, é a máximo deste vareiro que triunfa na Suiça.

Boa sorte, Jorge Cardoso!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo