ComunicadosPolítica

Miguel Viegas em jornada pela saúde

 

O cabeça de lista por Aveiro às legislativas, Miguel Viegas, esteve no concelho de Ovar esta segunda-feira, dia que dedicou à saúde e à defesa do SNS.

De manhã visitou o centro de de Saúde de Mourisca do Vouga e de tarde a extensão de Maceda da USF de Cortegaça. No final do dia participou numa tribuna pública em Ovar na Praça da República. Destas visitas, sobressai a necessidade de um reforço imediato da rede de cuidados primários em recursos humanos para dar resposta a necessidades prementes da população. Valorizando os avanços realizados ao longo deste mandato em termos de contratação de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, a verdade é que este reforço está muito longe de responder cabalmente às necessidades identificadas nestas duas visitas que espelham uma realidade bem mais grave e ampla.

A história repete-se. No centro de Saúde de Mourisca do Vouga, os dois médicos não chegam para os mais de 5000 utentes da área abrangida pela unidade. Numa reunião com a Comissão de Utentes realizada há mais de um ano, foi prometido um terceiro médico que nunca chegou. Em Maceda, concelho de Ovar, a situação toca as raias do absurdo. A extensão está nova com instalações construída pela autarquia que ali gastou cerca de meio milhão de euros. Chegou a funcionar duas manhãs por semana e desde há um ano, pura e simplesmente fechou para não voltar a abrir portas. Mas estes dois casos, repetem-se infelizmente por muitos outros concelhos. Citemos apenas os mais recentes. Em Silvalde, concelho de Espinho, as populações lutam para evitar o encerramento do posto médico do bairro piscatório, apesar deste apresentar todas as condições para o atendimento. Também em Requeixo e Fátima, concelho de Aveiro, a extensão do centro de saúde encerrou em Junho por falta de médico com promessa de reabrir em Julho. A rede de cuidados primários constitui um primeiro patamar de assistência médica de primordial importância. Os mesmos que encerraram serviços de urgências em toda a região, prometendo reforçar os cuidados primários de saúde, esquecem as suas promessas, comprometendo o funcionamento dos centros de saúde por falta de recursos humanos.

A CDU, lutando ao lado das populações sempre defendeu e continuará a defender a qualidade e universalidade do Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, impõe-se um reforço imediato de meios humanos, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais para garantir o completo funcionamento da rede de cuidados primários no distrito de Aveiro. Segundo Miguel Viegas: “Estas situações são inaceitáveis. A população merece mais respeito. Ao contrário de outros que apostam na degradação do serviço visando a sua privatização, a CDU tudo fará para exigir do governo o necessário reforço de meios humanos para responder às necessidades da população”.

Ao final da tarde, esteve numa sessão pública “com bons contributos”, na Praça da República, na cidade de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo