LocalPrimeira Vista

Município atribui 42 bolsas de estudo no presente ano lectivo

A Câmara Municipal de Ovar vai atribuir bolsas de estudo a 42 alunos ovarenses que frequentam o ensino superior, no ano lectivo 2015/2016, investindo 42.200 euros na formação superior de jovens vulneráveis. Esta decisão foi tomada, por unanimidade, na reunião ordinária da Câmara Municipal de ontem.

Trata-se de um “de um apoio que nos permite ajudar e incentivar a prossecução dos estudos dos jovens que se encontrem em situação mais vulnerável. É um investimento que fazemos na formação de quem mais precisa” considera Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal.

De referir que, no presente ano lectivo, foram recepcionadas 102 candidaturas às bolsas de estudo a conceder pelo Município de Ovar, e admitidas 63. Com esta deliberação, a autarquia decidiu atribuir 42 bolsas, das quais 41 correspondem a uma comparticipação mensal fixa no valor de 100 euros para um período de 10 meses, a contar a partir de Setembro de 2015, e uma bolsa de estudo corresponde a uma comparticipação mensal de 120 euros, nos mesmos termos, por se tratar de aluno com deficiência.

Recorde-se que no ano lectivo anterior (2014/2015) a autarquia atribuiu 40 bolsas de estudo, duplicando, nessa data, o número de bolsas de estudo concedidas face às 18 bolsas atribuídas no ano lectivo 2013/2014.

Associações de Pais e Encarregados de Educação

A Câmara Municipal vai apoiar 21 Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Ovar, nas actividades regulares e pontuais, investindo 16.330,00 euros, no presente ano lectivo. Este apoio pecuniário foi aprovado, por unanimidade, na reunião ordinária da Câmara Municipal de ontem.

Trata-se de um apoio concedido ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Concelho de Ovar, num “claro reconhecimento do papel fundamental que as Associações de Pais e Encarregados de Educação desenvolvem em prol dos nossos alunos e da Educação, numa união de esforços com todos os agentes do processo educativo”, destaca Salvador Malheiro.

Apoio aos Agrupamentos de Escolas

A Câmara Municipal apoia os Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento das actividades educativas promovidas nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico públicos do concelho, através da celebração de Protocolos de Colaboração, num investimento superior a 145 mil euros.

Este apoio foi aprovado, por unanimidade, na reunião ordinária da Câmara Municipal da última quinta-feira.
Os protocolos a celebrar com os três Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar e o respectivo Plano de Financiamento para o ano de 2016 contemplam apoios direccionados para a gestão de despesas correntes a vários níveis, entre os quais comunicações, combustíveis, transporte, informática e reprografia, aquisição de material didáctico, e actividades de complemento curricular.

A propósito destes apoios, Salvador Malheiro refere que “a autarquia é parte integrante e activa no processo educativo. Estamos e estaremos sempre presentes e disponíveis para investir na Educação e para apoiar as Associações de Pais e os Agrupamentos de Escolas. A Educação só faz sentido num processo integrado e comum entre todos os agentes. O sucesso dos nossos alunos será também o nosso sucesso”, conclui.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo