CulturaGaleriaPrimeira Vista

Museu apresenta “Ruralidades” de Jorge Bacelar

“Ruralidades” é o livro que reúne as incríveis fotografias das gentes do campo, que parecem pinturas com uma dimensão bíblica, do veterinário já considerado o principal retratista da ruralidade portuguesa, que tem acumulado prémios e distinções internacionais como nenhum outro fotógrafo.

Jorge Bacelar nasceu a 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo. É médico veterinário, exercendo clínica de espécies pecuárias há mais de vinte anos. Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito.

Tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017.

É frequentemente convidado a participar em exposições individuais e em programas televisivos culturais para falar do seu trabalho fotográfico.

“Jorge Bacelar — extraordinária figura de médico-fotógrafo — oferece-nos o sumptuoso manjar espiritual das imagens únicas que cria. Imagens que fixa por ter sido tocado (literalmente) a um tempo pelo dom divino e pelo dom do amor: ambos convergindo nos seus pacientes, que entende, em sentido inteiro e extenso, entre gente e bichos. E por isso os capta e prende nas imagens: para sempre.”
Prof. António Filipe Pimentel, in Prefácio de «Ruralidades / Ruralities.

Autor / Author: Jorge Bacelar
Prefácio / Foreword: António Filipe Pimentel
Curadoria / Curator: Libório Manuel Silva
Tradução/ English translation: Madalena Caixeiro
Pág.s: 328 (a cores; capa dura, formato 24,4 cm * 32,1 cm * 3,1 cm)
1.ª Edição / 1st Edition: Outubro 2019
ISBN: 978-989-615-228-4
Editora / Published by: Centro Atlântico
Categoria: Fotografia
Etiquetas: Fotografia, Jorge Bacelar

As sessões de apresentação do livro «Ruralidades / Ruralities», que se irão realizar nas seguintes datas e locais:
13 de Novembro (quarta-feira)
LISBOA, Fnac Colombo, 21h00 – com apresentação por António Filipe Pimentel e Maria João Seixas.
16 de Novembro (sábado)
MURTOSA, Salão Nobre dos Paços do Município, 16h00
PORTO, Fnac NorteShopping, 21h30 – com apresentação por Aurelino Costa
24 de Novembro (domingo)
ESTARREJA, Biblioteca Municipal, 15h00
OVAR, Museu de Ovar, 17h30

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo