EmpresasPrimeira Vista

Castelo Chopinhos – Taberna & Lounge Bar abre no próximo dia 30

Após um curto período de obras de adaptação, está marcada para a próxima sexta-feira, dia 30, a inauguração do Castelo Chopinhos – Taberna & Lounge Bar, na Praça das Galinhas, em Ovar.

Depois do sucesso da Praça dos Chopinhos, o novo projecto hoteleiro tem a mesma assinatura do vareiro Zé Moreno que volta a apostar num novo projeto em tempo de crise.

A Praça dos Chopinhos surgiu em plena Pandemia, com a cidade de Ovar fechada numa inédita cerca sanitária, e o Castelo Chopinhos vai abrir num momento de crise económica inflacionista. “Pouco depois de abrir a Praça dos Chopinhos fui obrigado a fechar durante dois meses, mas a dose de loucura que me trouxe até aqui é a mesma que me faz agora arriscar”, conta ao OvarNews, optimista.

Mas é tudo uma questão de ponto de vista. “As conjunturas de dificuldade obrigam-te a ser mais dinâmico e criativo e depois quando chega a bonança já estás melhor preparado para avançar. Aconteceu isso com a Praça dos Chopinhos e gostava que aqui sucedesse o mesmo”.

Avançar para a transformação do antigo Pedras Bar não era coisa que estivesse nos seus planos imediatos. “O que me fez pensar nesta casa foi, a partir de dado momento, recear que, se não fosse eu, viria alguém com a mesma oferta que já existe”. Nessa eventualidade, “e sem falsas modéstias, penso que se havia alguém que devia crescer era eu, por tudo aquilo que tenho feito para melhorar a Praça das Galinhas (Largo Mouzinho de Albuquerque)”.

É visível que o novo Castelo Chopinhos – Taberna & Lounge Bar precisou de bastante investimento. Para reabrir, o estabelecimento precisava de novo saneamento, melhores casas de banho, tratamento das paredes, decoração, nova iluminação, etc. “Penso que está uma casa que nos enche de orgulho e vai ser uma referência para Ovar”, acredita Zé Moreno.

O Castelo Chopinhos é, por outro lado, uma prova de confiança na capacidade de atracção da praça e da própria cidade. “Erradamente, reclama-se da falta de qualidade que existe em Ovar, pois considero que devemos ser nós os primeiros a oferecer qualidade às pessoas”. No Castelo Chopinhos, Zé Moreno quer apostar numa clientela diferente, a preços acessíveis.

Com a inauguração à porta, os últimos dias têm sido passados a fazer experiências de forma a testar todo o equipamento para que nada falhe. Há uma sala com capacidade para cerca de 30 pessoas e uma esplanada na Praça das Galinhas que também funcionará como extensão do restaurante.

“O conceito é jantar e ficar”, desvenda Moreno em jeito de convite, explicando: “A distinção entre Praça e Castelo Chopinhos vai ser evidente, porque o Castelo Chopinhos – Taberna & Lounge Bar só abre para jantares, sob um conceito de comida tradicional”. No cardápio, encontraremos pratos de carne para os paladares mais requintados, como Black Angus, picanha, naco da vazia, bife à portuguesa, rojões à nossa moda, tudo preparado pelo Chef Rafael Costa, o responsável máximo da cozinha.

Mas, em Ovar, não podia esquecer-se o peixe de qualidade e nesse departamento não faltarão as lulas grelhadas, bacalhau, entre outros petiscos confeccionados à vareira, como moelas, desfiadas de bacalhau, tábuas de enchidos e “os nossos rústicos, porque forem eles que aguentaram a Praça dos Chopinhos”. Verdadeiro ícone da ementa, “foi o rústico de francesinha, moelas, etc., que, através do imaginativo ‘drive through’ – para salvaguardar o distanciamento obrigatório, aguentou esta casa em tempos tão dificeis como foram os do Covid, sem qualquer apoio, só com trabalho e criatividade”. “Aguentei e não falhei compromissos a ninguém, desde empregados a forncedores”, recorda o empresário.

Arrojo e espírito empreendedor nunca lhe faltaram, e agora Zé Moreno desvenda que agora quer trabalhar um nicho que faltava no mercado hoteleiro vareiro: “O Castelo Chopinhos é para aqueles que vão jantar e depois querem ficar um pouco mais a ouvir música e tomar uma bebida”. A nova unidade hoteleira dispõe de bar com pista de dança, “para quem quer beber um copo, ficar a ouvir música (essencialmente da década de 1980) e a conversar, uma oferta que não temos em Ovar”.

Mais uma vez, o responsável frisa que o Castelo Chopinhos não quer competir, “nem com com a Praça, nem com o Xico”. “Gosto de acrescentar e não de dividir. Não sou invejoso, não gosto de competir com o meu vizinho – dou-me muito bem com os meus amigos Xico e Lena – é lógico que preciso de trabalhar, mas não quero ver os meus vizinhos prejudicados. A minha competição é com as casas de fora de Ovar”.

Outra vertente importante a ter em conta neste projecto é a da recuperação do património da cidade que, de outra forma, poderia perder-se. “Aqui, noutros tempos, havia um armazém de vinhos, daí eu chamar-lhe Taberna”. Fazendo jus a essa ideia, a Olaria O Caco está a conceber talhas de barro exclusivas onde serão servidas as bebidas.

Zé Moreno vem da área comercial e alimentar, mas depois lançou-se na organização de eventos, como foi o Ria Rock, depois o Ovar Rock, a Discoteca Pildrinha, a Glory’s e, mais recentemente, a Praça dos Chopinhos. Esta, recorda, “surgiu não sem alguma renitência, mas achei que a Praça das Galinhas precisava de um acrescento, porque o Xico fez muito por ela e ambos sabíamos que tinha potencial para mais. Hoje, felizmente, na Praça não cabe mais uma cadeira”, reconhece.

Embrenhado numa senda expansionista, o que virá a seguir?
Zé Moreno não foge à pergunta: “Sempre adorei o Furadouro, o mar e, enquanto tiver saúde, nunca se sabe se não poderá nascer a Praia dos Chopinhos. Não estou a dizer que tenha de ser no Furadouro, porque há mais zonas do concelho que estão por explorar”.

Aponte na sua agenda: O Castelo Chopinhos – Taberna & Lounge Bar abre no próximo dia 30.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo