LocalPrimeira Vista

“Namoradeiras” piscam o olho ao verão

São cada vez mais requisitadas neste Verão, por força das circunstâncias, neste que está a ser um verão de “vá para fora cá dentro”. Fruto de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Esmoriz que quis, com elas, dotar a beira-mar de duas estruturas que permitissem contemplar, a partir de pontos privilegiados, a beleza e a aragem inerentes ao nosso mar.

Implantadas sobre rochas da orla costeira, as namoradeiras são um vislumbre do futuro passeio marítimo da praia esmorizense, entre o Barra Mar’s e o Parque de Campismo em Cortegaça, cativando um número crescente de turistas, tornando-se numa imagem de marca da Praia Velha, em Esmoriz.

A requalificação da frente de mar contempla cerca de uma dezena de intervenções ao longo da frente marítima, que criará um passeio marítimo contínuo, onde as namoradeiras funcionam como ponto de ligação e descanso. Contempla a requalificação da praça do Barra Mar’s, do conjunto habitacional da Boa Esperança, criação de uma zona de bares e espaços de alojamento local, estabelecendo ligação com o Parque Ambiental do Buçaquinho, onde, de resto, já existem estruturas similares às namoradeiras que também reclamam encanto.

Instaladas há dois anos, a namoradeiras são peças concebidas pelo arquitecto João Gomes, construídasem ripado de madeira que remete para as tradições dos palheiros e da tanoaria, que fazem parte da identidade do território.

Mas há mais: Junto às namoradeiras, a artista plástica esmorizense Bem Lérias incrustou igualmente na rocha, painéis em formato de coração, constituídos por pequenos azulejos que oferecem um valor acrescentado ao conjunto.

Mais recentemente, a artista usou a mesma “tela”, mas desta vez junto à entrada da Praia Velha, para revelar mais um painel de azulejo com a vida piscatória de Esmoriz como pano de fundo.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo