Cultura

O Dia Mais Curto vai na 6.ª edição

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Pelo sexto ano consecutivo, Portugal celebra a grande festa da curta-metragem com sessões de cinema por todo o país durante o mês de dezembro organizadas pela Agência da Curta Metragem.

Anualmente, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano.

Desde há muito tempo que este acontecimento astronómico é um momento celebrado pelos povos de culturas ancestrais pagãs e pelos antigos romanos, simbolizando o início do triunfo da luz sobre as trevas. O Dia Mais Curto nasceu em França em 2012 e rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo, atualmente, celebrado em dezenas de países.

Assinalado durante todo o mês, mas com grande parte das sessões concentradas a 21 de dezembro, O Dia Mais Curto vai ser celebrado em 27 localidades: Alpiarça, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Madalena (Pico), Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trancoso, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Viseu.

A Agência da Curta Metragem propõe quatro programas distintos, para todas as idades e para todos os públicos, com filmes portugueses ou internacionais que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, e com várias sessões de cinema, consagrando a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, soma-se ainda a programação própria de várias associações e cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, mas também a exibição televisiva ou online, reforçando esta iniciativa que expande o acesso a uma forma diferente de cinema.

Para além das sessões em sala, O Dia Mais Curto vai ser assinalado em locais como praças, jardins e bairros através do Cinema Insuflável, sala de cinema itinerante para crianças, e nos transportes públicos, com exibições na Metro do Porto.

À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP2 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na Filmin.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo