CulturaPrimeira Vista

“O Elogio à Carta” em exposição

Cartas, trata-se de um ‘work in progress’ que pretende reunir um número considerável de desenhos que retratem a diversidade de correspondência de ou para portugueses. Testemunham a nossa presença pelo mundo fora e que revelam a singularidade das épocas e das vivências respectivas… para além do interesse plástico dos selos, carimbos e expressividade da caligrafia manuscrita ou do texto dactilografado.

Estes são alguns dos exemplares realizados a partir do meu arquivo pessoal e de gentis contribuições de amigos e conhecidos, que me enviam fotografias de envelopes encontrados entre memórias de família.

São desenhos em papel, onde a fisicalidade do traço é assumida pelas linhas cosidas, entre apontamentos de aguarela, colagens de tecidos com texturas diferentes e interessantes arranjos formais.
Este é um projecto que pretende assinalar a relação da portugalidade no mundo, num reconhecimento da nossa própria história e identidade.

Alexandra de Pinho, autora

“(…)Como comunicamos hoje? Estamos mais perto ou mais distantes uns dos outros? As novas tecnologias ajudam ou atrapalham? Como guardamos as nossas memórias? Como lembramos o passado? Como recordamos os outros? Será possível congelar o tempo num pedaço de papel? Qual o impacto dos modernos instrumentos de escrita? Alexandra de Pinho, artista plástica, segura-nos pela mão e conduz-nos numa viagem pelo tempo, pela escrita, pelo passado que se torna tão presente. Como se atravessássemos um poema que nos surpreende por assistirmos a tantas vidas em cartas que, não sendo nossas, nos contam uma parte importante da nossa própria história. Como um delicioso regresso às origens.(…)

Sara Dias Oliveira, Jornalista

INAUGURAÇÃO
16h | 18 MAR
No Museu Júlio Dinis | Ovar
Até 06 MAIO

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo