CulturaPrimeira Vista

“O Presidente” venceu concurso de painéis do S. Paio

Pode dizer-se que Marcelo Rebelo de Sousa venceu o concurso de painéis realizado, este sábado, no âmbito dos festejos do S. Paio, na Torreira.

“O Presidente” – assim se chama a embarcação construída com todas as características de um moliceiro tradicional, no estaleiro do Mestre António Esteves, em Pardilhó, no vizinho concelho de Estarreja – é propriedade da empresa de animação turística Murtoseira Terra d’água”, de Ricardo Cardoso e Verónica Fonseca.

As pinturas do barco e dos respectivos painéis são do Mestre Jose Oliveira, artista plástico Murtoseiro, autor da quase totalidade dos painéis dos moliceiros existentes na Ria de Aveiro.

“O Presidente” é o mais jovem barco moliceiro tradicional na Ria, depois de “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, de “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016, e de “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018.

O “bota-abaixo” foi em Março último e representa mais um forte impulso na preservação do verdadeiro ex-libris da Ria de Aveiro e, provavelmente, a mais bela embarcação do mundo.

O desaparecimento da actividade para a qual foram concebidos – a apanha do moliço – ditou a quase extinção dos barcos moliceiros – Em Ovar já são apenas uma recordação. Hoje, uma grande parte dos moliceiros ainda existentes, estão consignados à actividade turística nos canais da cidade de Aveiro, já sem algumas das suas características originais.

Na Murtosa, resistem, teimosamente, um conjunto de homens que mantêm as suas embarcações sem mácula, seja para atividade marítimo-turística, ou, apenas, pela satisfação de as possuírem. “O Presidente” virá agora guarnecer este contingente.

Foto: Adriano Miranda

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo