LocalPrimeira Vista

PSP de Ovar cantou os “Parabéns” a centenário ovarense

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Ovar promoveu, esta quinta-feira uma ‘festa’ para celebrar o 100.º aniversário de um cidadão, residente em Ovar, na companhia, também, de alguns dos seus familiares.

António Ventura é um dos bons exemplos de idosos inscritos no Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, gerido, localmente, por polícias ao serviço do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP).

Aos cem anos de vida não deixou de olhar para trás com lucidez: “Sofri muito durante a minha vida e mereço isto”, disse, emocionado e feliz.

“A Polícia de Segurança Pública tem por missão, entre outras, proteger, socorrer e auxiliar os cidadãos, principalmente os que se encontram em situação de risco, bem como defender e preservar os seus bens”, refere Vítor Sousa, supervisor do programa.

PSP

Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis, destacam-se as pessoas idosas, que, “normalmente, encontrando-se mais isoladas e fragilizadas, necessitam, com frequência, do apoio de terceiros, chegando, por vezes, a serem encaminhadas para as instituições competentes”.

O Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, direcionado para pessoas com mais de 65 anos, é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna, e visa, sobretudo, garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas e promover o conhecimento do trabalho da PSP junto desta população, bem como ajudar a prevenir situações de risco.

Consiste no reforço do policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos, na criação e manutenção de uma rede de contactos diretos e imediatos entre os idosos e a PSP, e na colaboração com outras entidades que prestam apoio à Terceira Idade.

Este Programa é assegurado por equipas de polícias ao serviço do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), os quais estão especialmente preparados para os apoiar e lhes fornecer diversos conselhos, a fim de estes poderem viver com mais segurança. Para o efeito, os polícias deslocam-se, frequentemente, às suas residências, mas contam, também, com a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, através da troca de informações, com vista à prevenção de problemas.

O Programa passa, ainda, por ministrar várias ações de sensibilização, em Centros de Dia, e ações de formação, em termos de segurança, aos profissionais dessas instituições.

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo