CarnavalPrimeira Vista

O Rei Maratonista e a Rainha Peixeirinha vão governar o Reino da Folia

O Carnaval de Ovar 2017 já escolheu os Reis desta edição, Sua Alteza – o Rei Maratonista e Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, que serão entronizados no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas colectivas, no centro da cidade de Ovar.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Manuel Ferreira Rilho e Liliana Lopes de Jesus Biscaia, dois vareiros com o Carnaval no sangue e que vão evocar o atletismo e as gentes do mar.

Sua Alteza – o Rei Maratonista

O Rei Momo será o conhecido Manuel Ferreira Rilho, um vareiro de gema, que vive o Carnaval intensamente desde 1964, ano que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Mais tarde, na década de 70 e após o término da tropa, teve notoriedade nas piadas, que à época tinham grande impacto no Carnaval de Ovar. E estórias desses tempos, nomeadamente antes do 25 de Abril, tem muitas para contar.

Fotógrafo de profissão, agora aposentado, tem como hobbies, a leitura, a escrita (poesia e prosa), o voluntariado – que faz regularmente na Santa Casa da Misericórdia de Ovar e no Hospital de Ovar, destacando-se ainda o Atletismo. Aqui é mais que um hobby, é uma paixão, tendo participado em várias provas, incluindo 25 Maratonas Cidade Ovar, organizadas pelo AFIS. Nos dias de hoje “a paixão mantém-se, mas com menos pernas para andar”.

Nos últimos anos continua a viver intensamente o Carnaval, tendo participado activamente nos espectáculos de abertura do Carnaval, na Noite da Farrapada, e assistindo aos eventos Carnavalescos. Este Rei alegre e folião promete um reinado animado e muito saudável…

Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa

E quando uma Rainha é peixeira, psicóloga, assistente social, porteira, amiga e conhecida das gentes de Ovar? É Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, também conhecida por Liliana Lopes de Jesus Biscaia, a peixeira do Jardim do Cáster, sempre com um sorriso estampado no rosto e sempre disponível para ajudar todos os que passam à beira do seu carro de peixe.

Bonita, olhos brilhantes de felicidade, a jovem Liliana é mãe de 3 filhos e uma sobrinha, bisneta, neta e filha de peixeiros, “com muito orgulho”, e se enveredou por esta profissão inicialmente por obrigação, hoje é um orgulho e um gosto.

Natural de Ovar, sempre viveu intensamente o Carnaval e há cerca de 20 anos desfilou na Império Ovarense. Apesar de actualmente não desfilar por nenhum grupo ou escola, em dias de Carnaval, Liliana sai à rua com a sua alegria e folia contagiantes.

Ser Rainha “é uma felicidade para mim e vai fazer muita gente feliz e com estes Reis vai ser o melhor Carnaval. Vamos honrar esta terra do Carnaval”, comenta ela sem hesitar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo