LocalPrimeira Vista

Obra do desassoreamento da Ria de Aveiro em Maio

A empreitada para o desassoreamento da Ria de Aveiro, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros, vai ser lançada na segunda quinzena de maio.

“Na segunda quinzena de maio será lançada a empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, investimento de 23,5 milhões de euros, tão desejada há tanto tempo”, anunciou o ministro do Ambiente, esta semana, no Museu Marítimo de Ílhavo, numa sessão de apresentação dos investimentos do Ministério do Ambiente, na área da protecção do litoral.

Foram aprovados, no âmbito do PO SEUR, 47 projectos, num investimento total de 110 milhões de euros, com um financiamento comunitário do fundo de coesão de 88,5 milhões de euros.

Ao todo serão intervencionados 65 quilómetros do litoral, para proteger território e travar a erosão costeira, antecipando riscos provocados pelas alterações climáticas.

“São 65 quilómetros de costa, 20 dos quais já foram intervencionados. É isto que está em curso e este é um projecto paradigmático”, comentou Matos Fernandes.

A intervenção também designada como “Transposição de Sedimentos para Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico na Ria de Aveiro”, compreende o conjunto de operações de dragagem dos fundos e deposição dos sedimentos para reforço de margens e/ou motas em zonas baixas ameaçadas pelo avanço das águas, sendo que uma parte dos sedimentos será também depositada no mar, na zona de rebentação (praia imersa), de forma a lavar os sedimentos e reforçar a deriva litoral, contribuindo desta forma para a minimização de riscos, especialmente de erosão costeira.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo