LocalPrimeira Vista

Outubro é Mês Sénior no concelho

Outubro será o Mês Sénior em Ovar. A Câmara Municipal gizou um programa que proporciona um leque variado de ações dirigidas à população sénior do Concelho, que contempla atividades físicas, animação, música, ações de formação e valorização pessoal e que, tem num dos seus pontos altos, o habitual convívio sénior que este ano levará mais de cinco centenas de idosos de todas as freguesias a Leiria, ao Santuário de Fátima.

Esta quarta-feira, 1 de Outubro, dia em que se assinalou o Dia Internacional do Idoso, a autarquia arrancou com a programação lúdico-pedagógica do Mês Sénior, que visa promover o envelhecimento ativo. A sessão de abertura, a cargo do presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, decorreu no Parque do Buçaquinho, seguindo-se uma caminhada pelo Parque.

Foi também o dia da abertura oficial do Ano lectivo na Universidade Sénior de Esmoriz com muitas novidades, desde logo marcado pela sua instalação em novas instalações na Biblioteca de Esmoriz.

A Junta de Freguesia de Esmoriz e a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) vão proporcionar, este ano, novas disciplinas neste ano académico, como a Iniciação ao Cavaquinho, Filosofia e História de Portugal e sua Estórias são as disciplinas novas.

O Mês Sénior conta com o habitual convívio sénior municipal, no dia 3 de outubro, que este ano decorrerá em Leiria com visita turística ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, em Ourém. E integra uma noite de fados, dia 10, no Centro Social da Habitovar.

Além das actividades de lazer, este é um mês dedicado à formação e à valorização. Decorrerão diversos workshops sobre universidades séniores, voluntariado, danças de salão, alimentação equilibrada e económica, e hortas urbanas, que decorrerão na cidade de Ovar e em freguesias do concelho, de forma a possibilitar e facilitar o acesso a todos os munícipes. Destaque também para a realização da oficina do azulejo, que terá lugar no Centro Lúdico do Azulejo, na Escola de Artes e Ofícios no dia 17, e para a Tarde de Talentos, sob o mote “redescobrir do que sou capaz”, que decorrerá no dia 24, na Quinta Sol Nascente do Grupo de Ação Social de S. Vicente de Pereira.

A encerrar o Mês Sénior, no último dia de outubro, decorrerá um Seminário no Auditório da Escola de Artes e Ofícios, subordinado ao tema “Envelhecimento Ativo e Parcerias Comunitárias”. Este Seminário contará com três painéis distintos, nomeadamente sobre sensibilização, vertentes de apoio no envelhecimento e contextos e intervenção em projetos comunitários.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, considera este programa apresentado pela vereadora da Ação Social e Saúde, Ana Cunha, “dinâmico e pedagógico,” e “criado a pensar nas pessoas”.

Sublinhando que todos os pelouros da Câmara Municipal têm colocado no centro da sua atuação “as pessoas”, o autarca recorda que este programa “dá cumprimento a uma das medidas que integram o plano de ação municipal, cujo objetivo é estimular o envelhecimento ativo, as atividades inter-geracionais e as ações de cooperação inter-institucional”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo