CulturaPrimeira Vista

“Ovar Career Camp” auxilia jovens a decidir o futuro

Com o objetivo de ajudar jovens entre os 16 e 18 anos a tomarem decisões mais acertadas sobre o seu futuro profissional, através do seu Serviço de Juventude, a Câmara Municipal de Ovar promoveu a 3.ª edição do “Ovar Career Camp”.

De 27 de julho a 8 de agosto, os jovens participantes doa iniciativa beneficiaram de formações em soft skills e de contactos com organizações e empresas, o que lhes permitiu conviver com as várias profissões e conhecer o mercado de trabalho.

“Sabemos que a escolha do rumo profissional é uma das decisões fundamentais que cada jovem toma na vida”, explica Ruben Ferreira, vereador da Juventude da Câmara de Ovar, “e entendemos ser a nossa missão ajudar os nossos jovens a perceberem o que é melhor para si, a melhorarem as suas competências para, dessa forma, ficarem em melhores condições de poderem encontrar e escolher a sua carreira de sonho”.

O autarca classificou o “Ovar Career Camp” como “um sucesso a toda a linha” e apontou a gratuitidade da iniciativa como um factor a destacar. “Estas duas semanas de formação são integralmente grátis para os participantes, dado que a Câmara Municipal investe, com gosto, na formação dos seus jovens”.

Respeitando as contingências motivadas pela COVID19, a formação decorreu na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, com os cuidados de segurança a serem elevados ao máximo: “Não só cumprimos as regras de segurança recomendadas, como ainda tomámos cuidados adicionais para garantir que todos os jovens se encontravam em segurança em todos os momentos”, afirma fonte da organização do evento.

No final da iniciativa, uma das participantes afirmou: “Antes do “Ovar Career Camp”, estava indecisa, confusa, e sem saber que carreira escolher, mas no Camp fiquei a conhecer melhor as minhas forças e o mercado de trabalho, e agora que o Camp chegou ao fim, já sei o que quero fazer. O Ovar Career Camp foi decisivo na escolha da minha profissão futura”.

Durante a primeira semana de formação, os jovens desenvolveram competências de comunicação, liderança, trabalho em equipa e marketing pessoal. Na segunda semana, os jovens foram divididos em grupos, de acordo com as áreas de interesse profissional disponíveis, como: Ciências e Engenharias, Gestão e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Artes. Dentro de cada área, os jovens contactaram, à distância, com várias profissões e profissionais diferentes.

O Career Camp é uma iniciativa que ocorre em Ovar, no Porto e em Lisboa, sendo que em Ovar o evento é integralmente financiado pela Câmara Municipal, ocorrendo anualmente desde 2018, e tendo como público-alvo jovens entre os 16 e os 18 anos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo