CulturaPrimeira Vista

Ovar recebe um panorama de filmes do Festival Avanca 2015

Antecedendo a abertura das competições oficiais do 19º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015, o Cinema Dolce Vita de Ovar inicia já esta sexta-feira a exibição continuada de filmes que integram o conjunto de Panoramas que o festival exibe este ano.

Diariamente em Ovar vão passar conjuntos de filmes de curta-metragem e documentários de longa-metragem com origem em vários países e culturas, numa diversidade que permite exibir obras do Japão, do Brasil, da Croácia, de Itália, de França, de São Tomé e Príncipe, para além de um Panorama de Cinema Português.

Esta procura de diversidade é apoiada por programadores e festivais de cinema dos vários países que este ano intervêm neste projecto.

De Itália serão exibidos 12 filmes seleccionados pelo Festival “Sedicicorto” e por “Montecatini”, o mais antigo festival de curtas-metragens do mundo. Marcello Zeppi, diretor do Festival de Montecatini, estará presente e no AVANCA 2015, onde irá apresentar um novo projecto que poderá aproximar o cinema de Portugal e Itália.

De Montpellier em França o FestAfilm, que reúne na Europa a maior selecção de obras da Lusofonia e Francofonia, trará 4 obras da França e do Brasil que serão apresentadas pela directora artística do festival Flávia Vargas.

O Festival de Cinema de Tabor seleccionou 5 filmes croatas que aqui serão apresentados pela programadora Anja Kučko Braun.

De Tóquio, 3 filmes japoneses serão apresentados pelo novo responsável do “CosmoFest”, Masahito Ishii. O festival AVANCA 2015 irá homenagear o Prof. Dr. Philip Zitowitz, recentemente desaparecido e grande amigo do festival de Avanca, para além de ter sido o fundador  do “Cosmofest”.

Hamilton Trindade apresentará uma selecção de filmes do festival de São Tomé e Príncipe, evento que este ano irá acontecer pela segunda vez naquele país de língua oficial portuguesa.

Da região do Maranhão no Brasil vai ser possível assistir a 8 filmes que serão apresentados pelos realizadores brasileiros Joaquim Haickel, Euclides Moreira Neto e Francisco Colombo. Durante o AVANCA 2015 estes cineastas irão apresentar o novo “Plano de Cinema do Maranhão”.

O Panorama do Cinema Português reúne 4 longas metragens e 18 curtas metragens, seleccionadas de entre o largo conjunto de filmes portugueses que este ano se inscreveram no AVANCA 2015. De um total de 2220 filmes chegados de 121 países, Portugal teve um número significativo de filmes inscritos.

Com produção muito recente, este espaço de panorama de parte da produção mundial é uma janela para a produção cinematográfica contemporânea.

Com as competições do AVANCA 2015 a acontecerem entre os dias 22 e 26 de julho em Avanca, concelho de Estarreja, o Cinema Dolce Vita em Ovar estará a exibir os filmes dos panoramas todos os dias de segunda a quarta ás 16h, quinta-feira às 18h e 21.30h e na sexta-feira, sábado e domingo ás 16h, 18h e 21.30h.

O AVANCA 2015, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, são uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, CIRA, FCT, Junta de Avanca, Paróquia e Escola Egas Moniz, entre diversas entidades locais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo