CulturaPrimeira Vista

Pão-de-Ló de Ovar abraça a tradição

Workshops de azulejo e de Pão-de-Ló de Ovar, marchas populares e uma série de concursos a realizar entre os seus frequentadores, são algumas das actividades do programa do I Festival Temático do Pão-de-Ló de Ovar, apresentado esta segunda-feira e que decorre nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho, numa organização da Associação de Produtores do Pão-de-Ló de Ovar (APPO) em parceria com a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO).

Na sessão de apresentação do certame, o presidente da UFO, Bruno Oliveira, lembrou a importância do Pão-de-Ló de Ovar, «um doce secular e tradicional sempre presente na mesa dos ovarenses e dos portugueses». O autarca realçou que, além dos stands com os produtores da iguaria ovarense, «vamos ter tasquinhas de gastronomia tradicional e honrar a tradição com ranchos folclóricos, entre outros convidados».

«O Pão-de-Ló está em festa», começou acentuar o presidente da APPO, Rui Catalão, satisfeito por «conseguir colocar de pé um programa num espaço de tempo muito curto». A filosofia do certame passa pela ideia de que «o Pão-de-Ló é um ‘ex-libris’ que leva o nome de Ovar a todo o mundo e, assim sendo, era bom que lhe juntássemos aquilo que é bom em Ovar».

Sobre a programação, Salomé Costa, tesoureira da UFO, explicou que este foi um repto lançado pela APPO que «aceitamos no sentido de fazer algo diferente e resolvemos fazer um festival do Pão-de-Ló com um programa de animação com gente local que vai ao encontro das tradições vareiras».

O programa que vai desenvolver-se no Jardim Almeida Garrett, na cidade de Ovar, tem o objectivo de ser «um festival do povo para o povo, aproveitando os artistas que dinamizam a nossa cidade», adiantou.

A União das Freguesias de Ovar e a APPO querem mesmo “mexer” com a cidade, disponibilizando tarjas do festival para a população colocar nas janelas e varandas de modo a oferecer um ar de festa à urbe.

Programa:

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo