CulturaPrimeira Vista

“Pelas Ruas de Macau” chega no dia 19

O Museu de Ovar inaugura, no sábado, dia 19, a mostra fotográfica “Pelas Ruas de Macau”, um projecto que resulta de uma viagem, realizada em 2013, do fotógrafo português, Rui Palha, ao território que está sob administração da China. A exposição vai estar aberta ao público até 5 de março, para mais um encontro entre culturas chinesa e oriental, através de imagens que captaram ruas, rostos, olhares e sobretudo os hábitos de quem lá vive.

A disponibilidade de Rui Palha para trazer a Ovar esta obra fotográfica foi tão imediata como o seu encanto pela instituição Museu de Ovar que vai acolher meia centenas de fotos a preto e branco, que integram a exposição “Pelas Ruas de Macau”, tiradas durante 15 dias a convite da Society of World Ethnic Chinese Photographers, reflectindo o quotidiano dos seus habitantes.

Também em Ovar, a exposição tem co-organização do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau e da Associação de Fotografia e Cultura de Alcochete.

Na recepção aos visitantes e às entidades convidadas para a inauguração, o director do Museu de Ovar, Manuel Cleto, promete que não faltarão os trajes da etnografia chinesa que integram o seu vasto espólio, aproveitando a oportunidade para se mostrar.

Rui Palha nasceu em Portugal, em 1953, e vive em Lisboa, dedicando-se desde 2001 a tempo inteiro, à “fotografia de rua”, tendo sido em 2011 o vencedor do Prémio Autores, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores na categoria de audiovisuais, para o “Melhor Trabalho Fotográfico”. Em 2003, ganhou a medalha de ouro no Salão Internacional CAF, na categoria preto e branco.

Esta vai ser uma oportunidade, sobretudo, para sentir o fotógrafo que privilegia nesta arte, a capacidade de ouvir as pessoas, de as entender e respeitar.

JL  

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo