Local

Pereira Jusã fez uma viagem no tempo

Depois das comemorações do 500 anos da atribuição do foral manuelino à Vila de Pereira Jusã, a efeméride não mais deixou de ser assinalada. Este sábado, pelo quarto ano consecutivo, sempre em crescendo, a Praça da Câmara Municipal de Pereira Jusã, em Válega, voltou a encher-se de gente, tal como acontecia na Idade Média.

Um desfile de gente trajada a preceito abriu as festividades que incluiram danças medievais pela Companhia Vareira, a recitação de poesia trovadoresca, a dramatização da “Lenda da Mina dos Mouros” pela AACPJ, actuação do grupo medieval “A TRuPe – Animação Teatro de Rua e Percussão” e de cuspidores de fogo, finalizando com a leitura de um excerto da Carta de Foral.

O presidente da assembleia Geral da Associação Amigos de Pereira Jusã (AAPJ), Vitor Amaral, comenta que este é “um bom exemplo do que pode ser feito pelo poder local em parceria com as associações”. De “parabéns estão a Junta de Freguesia de Válega mas, sobretudo, a Associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã pela dinâmica que tem demonstrado e pela capacidade de envolver a comunidade local”.

Este domingo, no âmbito da mesma programação, decorreu a Caminhada à Descoberta da Mina, que permitiu conhecer as paisagens esquecidas mas nem por isso menos magníficas de Pereira Jusã. No final, alguns recuperou-se a “Apanha do Porco” que se revelou um tanto ou quanto intempestivo para os caçadores que apresentaram. (Foto: D.R.)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo