LocalPrimeira Vista

Praias do concelho estreiam sistema de cores para daltónicos

Foi Miguel Neiva, professor da Universidade do Minho, quem criou um código de cores universal para daltónicos, o ColorAdd®, adoptado nas bandeiras hoje hasteadas nas cinco praias do município, Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Furadouro e Torrão do Lameiro.

O designer e mentor do projecto explica que “o ColorAdd é um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las correctamente”.

“O conceito apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (Cyan, Magenta e Amarelo) e no seu consequente desdobramento para cores secundárias. “Às três formas que representam as três cores primárias, foram acrescentadas mais duas que, de forma simples, representam o preto e o branco”, adiantou.

Disse que com o Código “o daltónico olha para um dado objecto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, por exemplo, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores”.

Miguel Neiva salienta que “os primeiros sintomas de daltonismo são detectados na idade escolar”, frisando que, “mais tarde, a pessoa daltónica vê serem-lhe interditas diversas profissões”.

Entre elas – frisou – contam-se profissões como a pilotagem de aviões, a navegação marítima, a indústria gráfica, a indústria química, a geologia, a arqueologia, actividades ligadas à área da informática ou áreas financeiras, a decoração e a moda”.

Frisa que no seu quotidiano existem muitas situações que implicam a ajuda de terceiros, algo que deixa de suceder com a introdução do Código: na escola, para a escolha de marcadores ou de canetas coloridas; na compra de vestuário; na orientação em interpretação de mapas e sinais de trânsito.

O novo instrumento gráfico “facilita a identificação correcta das bandeiras da praia e a identificação e escolha de qualquer tipo de produto ou serviço onde a cor seja factor de decisão”.

Além do ColorADD®, as cinco praias vareiras hastearam mais bandeiras: Azul, Praia Acessível e Qualidade de Água Ouro. “Estes galardões emitidos por instituições externas são um garante de qualidade das nossas praias e representam o reconhecimento do trabalho de muita gente”, salientou o presidente Salvador Malheiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo