EmpresasPrimeira Vista

Programa Mar 2020 quer cativar mais iniciativa privada

O Programa Operacional Mar 2020, criado no âmbito do designado Portugal 2020, tem consignada uma verba de 5.146.629,30 euros para financiamento das medidas que visam responder às exigências e desafios económicos, ambientais e sociais, que se colocam às zonas costeiras, no período 2014-2020.

José Anjos, do Grupo de Acção Costeira, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), falando numa Mesa Redonda promovida pela Plataforma Tecnológica do Mar sobre a temática do “Turismo em Zonas Costeiras”, lembrou que no anterior quadro, foram apresentados 61 projectos, tendo sido aprovados 19, dos quais 3 ainda se encontram em execução.

Apesar dos anteriores quadros comunitários terem permitido que Portugal tenha progredido de forma satisfatória no domínio do mar, pretende-se agora aprovar mais projectos de iniciativa privada, já que a maioria dos projectos implementados pertencem a entidades públicas.

Para falar dos Apoios ao Turismo no Centro 2020, Jorge Brandão, da CCDR-C, apontou que os projectos de turismo nas zonas costeiras podem ser inscritos ao nível do eixo da competitividade e internacionalização da economia regional, nomeadamente no que concerne ao alojamento hoteleiro, empreendedorismo, e na área da internacionalização, é elegível, por exemplo, a identificação de mercados para encontrar futuros clientes, indo a feiras internacionais apresentar projectos.

No apoio à empregabilidade, Jorge Brandão disse que o programa apoia a colocação de recursos humanos qualificados nas nossas empresas. No capítulo do Desenvolvimento do Capital Humano “também há condições para ajudar o sector, apoiando, nomeadamente, os cursos de especialização tecnológica das escolas de hotelaria, por exemplo”.

Jorge Brandão sublinhou ainda que “o programa vai continuar a apostar na requalificação dos núcleos dos centros hitóricos e, na nossa região, em especial, dada a proximidade do mar e da Ria”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo