Política

PS: “Executivo devia ir mais além no centenário do nascimento do Dr. José Macedo Fragateiro “

O Partido Socialista de Ovar, através do vereador Vitor Amaral, entende que o executivo “poderia e deveria ter ido mais longe nas comemorações do centenário do nascimento do Dr. José Macedo Fragateiro e que deveria ter assumido o papel de representante da nossa comunidade, da comunidade de todo o município, na promoção dumas comemorações públicas que fizessem jus à personalidade daquele ilustre vareiro, um exemplo de verdadeira cidadania, um lutador pela democracia, um professor exemplar, um Homem que foi um exemplo para muitos de nós, incluindo-me”.

Apesar de ter nascido em Portel, no Alentejo, no dia 7 de Maio de 1918, o Dr. José Macedo Fragateiro era filho de um ilustre vareiro, Juiz de Direito naquela localidade.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, tendo frequentado a Faculdade de Letras de Lisboa e concluído aquele curso em Coimbra. Os seus ideais democráticos, num regime autoritário, valeram-lhe a prisão, chegando a estar preso em Caxias com Mário Soares e Salgado Zenha, entre
outros. Por causa dos seus ideais democráticos foi impedido de dar aulas.

Chegou a viver e trabalhar em Estarreja antes de se radicar em Ovar, onde deu aulas na antiga Escola Industrial e Comercial de Ovar, conhecida por Escola do Carril.

Logo após o 25 de Abril de 1974 foi o principal fundador do Partido Socialista em Ovar. Foi presidente da Junta de Turismo no Furadouro, de 1974 a 1977. Foi eleito deputado da Assembleia Constituinte e da Assembleia da República.

Foi vereador da Câmara Municipal de Ovar, com o pelouro da cultura. Foi o grande impulsionador da construção da escola secundária da qual foi dirigente até à sua aposentação e que o viria a escolher como patrono em 1992, já depois da sua morte, que ocorreu em 18 de Novembro de 1991.

Em 1993 o Município de Portel homenageou-o a título póstumo, atribuindo o seu nome a uma das principais ruas da localidade, que voltou a prestar-lhe homenagem em 1999 com o descerramento dum painel do autor vareiro Marcos Muge. Em 1997 o nosso Município também atribuiu o seu nome a uma das ruas da Habitovar e em 1999 a Câmara Municipal de Ovar concedeu-lhe a Medalha de Ouro do Município.

Citando o editorial do jornal “Praça Pública” de 13 de Maio de 2009, referindo-se ao Dr. José Macedo Fragateiro e que resume o que dele Vitor Amaral também pensa: “Um Homem que foi um exemplo de dedicação à causa pública, ao ensino e à política. Um exemplo que deve ser sempre recordado e ensinado às novas gerações.”

“Por tudo isto, entendo que merecia mais do nosso Município nesta importante efeméride”.

O PS local tem um evento de homenagem agendado.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo