Política

PSD: Deputada alerta para ausência do Furadouro no Orçamento do Estado

A deputada do PSD, Carla Madureira, lamentou esta terça-feira que Orçamento do Estado para 2020 (OE) não preveja qualquer ação na praia do Furadouro, do concelho de Ovar. A parlamentar social recordou as noites mal dormidas que os cidadãos locais passam a cada inverno, para defender uma intervenção naquela zona.
“Impõe-se que sejam tomadas medidas de fundo na orla costeira do concelho de Ovar. Sabemos que numa acção conjugada entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Ovar se equaciona a execução de quebra-mares destacados nas praias do Furadouro e Cortegaça” – defendeu Carla Madureira durante a discussão, na especialidade, do OE.

A deputada aveirense recordou, na ocasião, que concelho de Ovar confronta-se com graves problemas decorrentes da erosão costeira” e “que o digam as populações de Cortegaça e do Furadouro, que, em cada inverno, passam noites sem dormir e de coração nas mãos, temendo pelas ondas que lhes ameaçam as casas, os seus estabelecimentos comerciais e os seus bens”.

Nesse contexto, Carla Madureira manifestou a preocupação do PSD pela “ausência [no OE] de uma referência a qualquer ação na praia do Furadouro”, apesar de ter sido anunciado um conjunto de investimentos em intervenções de proteção do litoral a realizar nas cinco regiões hidrográficas, cinco das quais no centro do país, entre as praias de Cortegaça, no concelho de Ovar, e da Vieira, na Marinha Grande.

As referidas intervenções visam proteger, recuperar e estabilizar as dunas a norte do esporão sul de Cortegaça, entre as praias da Barra e da Costa Nova, em Ílhavo, e a reabilitação e manutenção da defesa aderente em Ílhavo.

Na sua intervenção, Carla Madureira questionou o ministro da tutela sobre que investimentos e medidas de fundo concretas estão consagradas neste Orçamento do Estado para 2020 para defender e proteger estas populações do avanço do mar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo