Covid-19

PSD: Deputados visitaram pontos críticos da costa

Os deputados do PSD eleitos por Aveiro assumiram, esta sexta-feira, o compromisso de intercederem junto da tutela no sentido de ser considerada prioritária a intervenção de defesa da costa no concelho de Ovar, em particular no Furadouro. 

A convite da câmara municipal vareira, os deputados social democratas, liderados pelo presidente do Grupo Parlamentar do partido, visitaram o concelho, num dia em que outras regiões do distrito eram também assoladas pelo problema da erosão costeira. 

Convidados pelo Grupo Parlamentar do PSD, responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiram no local que o processo da praia do Furadouro estaria na sua fase final, muito perto da adjudicação. 

O autarca invocou mecanismos previstos pela Lei para, mesmo antes da adjudicação que apenas carece do visto do Tribunal de Contas, as obras pudessem avançar nos casos mais urgentes, como o verificado no Furadouro. 

Admitindo essa possibilidade, os responsáveis da APA ouviram os deputados do PSD garantirem intervenção junto da tutela, para que a obra avançasse tão rápido quanto possível. “Sabemos que são intervenções complexas, que não se concretizam de um dia para o outro. Mas não podemos ficar de braços caídos quando nos deparamos com situações como a que constatamos no Furadouro, mas também em toda a costa do distrito de Aveiro, em particular na Barra” – referiu, na ocasião, o deputado Ulisses Pereira, exortando os responsáveis da APA a “avançar tão rápido quanto possível, em função da consciência que resulta do que acabaram de ver”. 

O deputado Paulo Cavaleiro, que tem acompanhado mais de perto a questão da erosão costeira, incluindo intervenções no Parlamento, sustentou que a reformulação do Plano de Ação, de Proteção e Valorização do Litoral (PAPVL) “trouxe esperança”, sublinhando que “prevê intervenções de emergência”. 

Para o parlamentar social democrata, “o que vimos hoje no Furadouro impõe que o carácter de urgência seja invocado” e “todo o distrito de Aveiro carece de um olhar atento neste capítulo”. O presidente da Câmara louvou o PAPVL, mas lembrou que “Ovar tem 14 quilómetros de costa e zonas com aglomerados urbanos na primeira linha, o que impõe uma atenção especial”. 

Em jeito de balanço da visita dos deputados, o autarca vareiro disse esperar “uma solução de compromisso, que corresponda a um cronograma real para a intervenção no terreno”. Ulisses Pereira reiterou que “a questão da costa terá de ser prioridade em termos políticos”, reafirmando o compromisso do PSD, como comprova a presença de Luís Montenegro, líder do Grupo Parlamentar, nesta visita ao concelho vareiro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo