Primeira VistaSaúde

Hospital de Ovar foi inaugurado há 56 anos

Em 1954 surgiu uma animada discussão sobre a necessidade do já velho edifício hospitalar da Misericórdia ser ampliado e remodelado.

A 31 de março de 1958 começou a ser construído o novo hospital sub-regional com a finalidade de assegurar na sua sub-região (o Conselho de Ovar), a assistência médica e cirúrgica que os seus meios lhe permitissem.

O novo hospital, implantado a poente do antigo, compreende um bloco central de internamento, com 4 pisos e um outro corpo de um só pavimento encostado aquele, traça que mantêm hoje, à exceção de um bloco destinado a lavandaria e casa mortuária construído mais tarde (1978).

Este novo hospital entrou em funcionamento em maio de 1965, sendo inaugurado a 24 de junho de 1966, pelo Presidente da República, Américo Tomás.

Para sinalizar a data, o Conselho Diretivo desta unidade hospitalar juntou os profissionais e colaboradores para uma fatia de bolo, gentilmente oferecido pela Liga dos Amigos do Hospital de Ovar.

Hoje, presta assistência direta à população do município de Ovar e concelhos limítrofes, abrangendo uma população de cerca de 60.000 habitantes.

O equipamento é constituído por um edifício principal de quatro pisos (rés-do-chão, primeiro, segundo e terceiro andares) e por um conjunto satélite de cinco pequenos edifícios.

O HFZ-Ovar é uma unidade hospitalar classificada como Hospital Distrital de Nível I, desde 17 de fevereiro de 1983.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo