Empresas

Ferpinta investe 50 milhões e cria nova fábrica de tubos de aço

Ferpinta, empresa de tubos de aço, vai investir cerca de 50 milhões de euros na criação de uma nova fábrica em Oliveira de Azeméis. Este investimento, a realizar em três anos, deverá criar para já 14 novos postos de trabalho.

“Entre 2021 e 2023 a Ferpinta irá realizar investimentos no valor de 49,98 milhões de euros, envolvendo uma nova unidade industrial, novos produtos e o aumento da capacidade atual”, explicou ao ECO o comendador Fernando Pinho Teixeira. “Este investimento irá também incidir na aposta em tecnologias mais inovadoras e integrá-las nos processos de fabrico, numa abordagem integral do conceito Indústria 4.0, que permite capacitar a empresa das condições necessárias para o desenvolvimento de novos produtos, diferenciados e inovadores”, acrescentou o fundador do grupo e presidente do conselho de administração.

Este é um dos investimentos a que o Executivo vai conceder um incentivo fiscal. João Leão, no final da reunião do Conselho de Ministros da última semana de 2021, anunciou a atribuição de um crédito fiscal máximo de 92 milhões de euros a 26 contratos de investimento que representam um investimento total de 937 milhões de euros na economia. Com este pacote de investimentos, Portugal fechou o ano de 2021 com um valor recorde na atração de investimento contratualizado.

A empresa de metalomecânica vai receber um crédito fiscal de 4,99 milhões de euros e um apoio a fundo perdido do Compete 2020 de 5,99 milhões de euros. Apoios concedidos para a criação da nova unidade industrial “para a manipulação e transformação de chapa, nomeadamente ao nível do seu corte em diferentes formatos e espessuras”. Esta unidade será construída nos pavilhões industriais mandados construir pela empresa chinesa Wuhan Industries, na zona industrial de Loureiro, confirmou fonte oficial da empresa ao ECO. O “pavilhão chinês”, como é conhecido, foi comprado pela Ferpinta em agosto do ano passado, num investimento que rondou 13,7 milhões de euros, de acordo com o jornal regional azemeis.net.

A Ferpinta também se compromete a diversificar a produção. Após a implementação da nova unidade, “a empresa estará preparada para começar a produzir tubos com características distintas, que exigem um acabamento diferente, baseado em tratamento térmico, e introduzir na sua gama um produto que atualmente não é produzido pela empresa”, precisou Fernando Pinho Teixeira. “A nível ambiental, este investimento irá trazer ganhos de eficiência produtiva e energética, através do aumento da produção de energia proveniente de fontes renováveis a serem integradas no processo produtivo”, acrescentou o responsável.

O investimento, que já arrancou a 18 de outubro do ano passado, deverá está concluído no final de junho de 2023, deverá criar 14 novos postos de trabalho e compromete-se a manter os atuais 380.

No texto da candidatura apresentada aos apoios do Portugal 2020, a Ferpinta explicava que “pretende continuar a afirmar-se como uma empresa inovadora no desenvolvimento e na produção de tubos em aço de elevada qualidade, enquanto referência no setor mundial e líder no mercado ibérico“. E que pretende com este investimento acompanhar as tendências de mercado e a possibilidade de “executar soluções diferenciadoras”.

empresa delineou um plano de investimento para responder “à evolução do mercado na procura de novos produtos, como tubos de aço com características mais homogéneas que permitem a sua aplicação a novas finalidades e perfis planos em aço com diferentes espessuras e geometrias”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo