LocalPrimeira Vista

Rastreio de Cancro da Mama em Ovar até junho de 2016

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) lança o apelo às mulheres do Concelho de Ovar, com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama promovido pelo NRC-LPCC.

A partir do dia 2 de dezembro, a Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada junto ao Centro de Saúde de Ovar, estando em funcionamento até meados de junho de 2016, de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, e à sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

As mulheres com inscrição actualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Segundo a LPCC, constata-se que muitas faltas ao Rastreio decorrem da desactualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual a LPCC apela à actualização dos mesmos e à participação no Rastreio.

O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz.

Para marcações ou informações adicionais, deve contactar-se o Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487 495/6 ou do e-mail [email protected].

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro.

Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1200 a 1500 mulheres morrem com esta doença.

À semelhança de outros países da Europa, em Portugal tem-se observado um aumento da incidência (número de novos casos) do cancro da mama. No entanto, verifica-se uma diminuição progressiva da mortalidade e um aumento da taxa de sobrevivência, o que se deve, por um lado, à introdução do diagnóstico precoce através de programas de rastreio que permitem a detecção de lesões malignas em estádio inicial e, por outro lado, à introdução de tratamentos cada vez mais eficazes e menos agressivos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo