Política

PSD: Carla Madureira reclama inclusão de escolas de Ovar e de Estarreja no Orçamento do Estado

A deputada do PSD Carla Madureira quer ver contempladas no Orçamento do Estado para 2020 (OE) intervenções na Escola Secundária de Esmoriz e na Escola António Dias Simões, ambas do concelho de Ovar, e na Escola 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca, no concelho de Estarreja. Numa audição ao ministro da Educação, a parlamentar social democrata acenou com a estratégia de requalificação do parque escolar anunciada pelo governo.

“A Escola Secundária de Esmoriz, construída há mais de 30 anos, padece de problemas estruturais que se vêm agravando e que põem em causa a segurança da comunidade que serve” – atirou Carla Madureira, durante a discussão, na especialidade, do OE. A deputada aveirense acrescentou que “persistem ainda problemas de insalubridade, falta de espaço, mau estado das redes de canalizações e eléctrica, e a deficiente localização dos
depósitos de gás” no estabelecimento de ensino, recordando que a situação é conhecida do ministro, já que a Assembleia da República aprovou, na legislatura anterior, um projecto de resolução que recomendava ao governo “a adoção de medidas urgentes neste caso”.

Carla Madureira referiu-se, por outro lado, à Escola António Dias Simões como sendo “outro sinal claro da falta de investimento do Estado no parque escolar do concelho de Ovar”, uma vez que “o edifício tem também mais de três décadas e apresenta sinais claros de desgaste, problemas nos pisos e nas canalizações e falta de aquecimento nas salas de aula”.

A Escola 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca, concelho de Estarreja, também foi colocada na discussão do OE, com Carla Madureira a recordar que a Câmara Municipal de Estarreja “continua à espera” que o Ministério da Educação assine o acordo de cooperação técnica. “Esta escola sofre de graves deficiências, desde coberturas de fibrocimento, a infiltrações nas salas de aula e nas instalações eléctricas, pondo em risco a segurança e o bem estar de alunos e de quem lá trabalha” – sublinhou, a propósito, a parlamentar social democrata.
Para todos os casos, a deputada do PSD quer saber se está nos planos do Ministério da
Educação uma intervenção no ano de 2020.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo