Cultura

Roadshow Projecto 80 de visita à Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro

O Roadshow Projeto 80 está na estrada com lema “Ocupa o teu lugar na história” e está a fazer uma paragem na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, em Ovar.

Motivação, espírito de equipa e incentivo são os principais valores que caracterizam o espírito que o Roadshow Projeto 80 irá levar a 18 instituições de ensino de norte a sul de Portugal. Durante as visitas às escolas, a iniciativa irá desafiar os jovens a participarem em actividades que fomentem o desenvolvimento sustentável tais como práticas de reciclagem, iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais ou de voluntariado.

As actividades do Roadshow Projeto 80 pretendem também, inspirar os jovens a tornarem-se mais empreendedores e participativos, usando a criatividade e o trabalho em equipa como motores de desenvolvimento de projetos promotores de práticas sustentáveis. Assim, de 19 de fevereiro até 5 de maio o Roadshow Projeto 80 estará na estrada de visita a 18 escolas de 18 cidades de norte a sul do país.

O Roadshow está integrado no Projecto 80 que incentiva jovens dos 13 aos 17 anos, a serem mais empreendedores, hoje e no futuro, a ajudarem o próximo e a preservarem o planeta. Os projectos deverão apresentar temáticas relacionadas com a preservação ambiental, o voluntariado e a eficiência energética.

Ao longo do seu percurso, o Roadshow Projeto 80 irá despertar o interesse dos estudantes com um leque de atividades no seu programa, que poderão constituir uma fonte de inspiração para os alunos criarem ou desenvolverem os seus projetos que são as seguintes:

Recicla Challenge Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde vai lançar um atelier de escrita criativa e vídeo. Os jovens são desafiados a reescrever a letra da música Vayorken, da rapper Capicua. No final, cada equipa gravará um videoclipe com a sua letra. Os vídeos serão posteriormente disponibilizados no facebook para ser votado o melhor por escola.

Dá Power ao Electrão

A Amb3E desafia os jovens a produzirem um vídeo de 60 segundos, utilizando como fundo uma imagem alusiva à temática – um ponto electrão e alguns REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. O grupo vencedor nacional, com um máximo de 3 jovens, será escolhido pelo júri indicado pela Amb3E, a partir de uma pré-seleção composta pelos cinco participantes mais votados na página de Facebook da Amb3E. O grupo vencedor será premiado com smartphones Samsung Galaxy Grand Neo Plus Duos.

Encontros distritais de Associações de Estudantes

Durante o Roadshow os jovens têm oportunidade de partilhar experiências e ideias relativas a actividades que podem ser desenvolvidas nas escolas e nas comunidades onde estão inseridos, dado que serão promovidos encontros com a participação de membros de Associações de Estudantes de escolas do ensino secundário do respectivo distrito. Nestes encontros, dinamizados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, são dadas informações relativas às políticas de apoio ao associativismo.

Este Projeto é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio do Governo de Portugal. A 3ª Edição do Projecto 80 é patrocinada pela ADENE, Amb3E, Continente e Sociedade Ponto Verde.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo