Primeira VistaSaúde

Sensibilizar para um Verão com prevenção

 

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realizou, este domingo, na Praia do Furadouro, a campanha “Verão com Prevenção”.

A campanha incluiu ações de contacto direto com os veraneantes, com distribuição de folhetos informativos, distribuição de amostras de protetor solar (ISDIN), esclarecimento de dúvidas relativas aos fatores de risco para o cancro da pele e informação sobre comportamentos preventivos.

“Verão com Prevenção” incluiu ainda aula de zumba (Ginásio Ovar HC) e algumas atividades destinadas aos mais pequenos, como o jogo gigante dos “Heróis do Sol Saudável” e a atividade “Prevenir a Brincar”.Também fez parte da programação, a atividade “Conhecer para Prevenir”, destinado ao público adulto.

O grupo lembra que “a melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se do sol. Os médicos recomendam a todas as pessoas que limitem o tempo de exposição ao sol e evitem outras fontes de radiação UV. As crianças, em particular, devem ser bem protegidas” Eis algumas regras básicas:

● Sempre que possível, deve evitar a exposição sol do meio do dia (do meio da manhã até ao fim da tarde). Também se deve proteger da radiação UV refletida pela areia, água, neve e gelo. A radiação UV pode atravessar roupas finas, para-brisas, janelas e nuvens.
● Procure usar roupa de tonalidade escura, com mangas e pernas compridas de tecido forte, um chapéu de aba larga e óculos de sol que absorvam as radiações UV.
● Utilize loções com protetor solar. Os protetores solares podem ajudar a prevenir o cancro de pele, especialmente os de largo espectro (filtram os raios UVB e UVA), com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 15. Apesar do uso destes protetores, deve evitar a exposição prolongada ao sol.
● Não se recomenda o uso de lâmpadas ultravioletas e de solários.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo