CulturaPrimeira Vista

Quais são os melhores livros para crianças?

 

Terminam amanhã (28 de Maio), na Biblioteca Municipal de Ovar, as inscrições (gratuitas) para o workshop COMO ESCOLHER LIVROS PARA CRIANÇAS, que ali será dinamizado no dia 06 de junho, sábado, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Este workshop tem como público-alvo os responsáveis e técnicos das Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares, assim como de Bibliotecas de outras entidades com utentes infanto-juvenis, Professores e Educadores do Pré-Escolar, do Ensino Básico e do Secundário, Animadores e outros Mediadores da Leitura, bem como os Encarregados de Educação mais interessados nesta matérias.

Segundo a formadora, Carla Maia de Andrade, «escolher um livro é algo demasiado importante para ser deixado ao acaso. As boas histórias falam ao ouvido emocional da criança, por imagens e por palavras. Vale a pena investir tempo, sentido crítico e sabedoria de vida nessa escolha. Assim sendo, neste workshop, durante seis horas, vamos mostrar livros e falar de critérios que ajudam à seleção por idades, interesses, personalidade, temas, autores, editoras e outros tópicos».

Carla Maia de Almeida, que integra a equipa de especialistas do PNL – Plano Nacional de Leitura desde 2013, é jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista LER sobre livros infanto-juvenis, área em que também faz traduções e formação.

Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa.

É também autora de vários livros para crianças, entre outros, «O Gato e a Rainha Só»; «Não Quero Usar Óculos»; «Ainda Falta Muito?» e «Onde Moram as Casas», editados pela Caminho. Em 2013, foi editado pela Planeta Tangerina «Irmão Lobo», o seu primeiro romance para o leitor adolescente e adulto.

A sua atividade nesta área pode ser seguida no blogue O Jardim Assombrado.

Este workshop decorre no âmbito da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro da qual faz parte a Biblioteca Municipal de Ovar.

Programa

9h30/12h30

Do livro de opostos ao romance juvenil: diferentes géneros de um produto editorial específico mas pleno de ambiguidades. Orientação de leituras por idades, interesses temáticos e personalidade. A leitura literária como suporte de valores para o autoconhecimento e interação da criança com o mundo.

14h00/17h00

A linguagem e a evolução do picture book (ou álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Autores estrangeiros: alguns nomes indispensáveis num Plano Pessoal de Leitura. Anthony Browne, Babette Cole, David Almond, Emily Gravett, Jutta Bauer, Oliver Jeffers, Maurice Sendak, Neil Gaiman, Roald Dahl Shaun Tan.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo