CulturaPrimeira Vista
Em Destaque

Diana Niepce é, agora, um “Corpo Político”

O corpo, habitualmente entendido como medium privilegiado da dança, é também, por isso mesmo, o território das forças sociais que a animam.
João Fiadeiro e Diana Niepce, sendo de gerações artísticas distintas e com universos estéticos díspares, têm em comum a problematização do corpo enquanto matéria e veículo, propondo através dos seus trabalhos a experimentação das suas potências e a reinvenção das suas possibilidades.
A “vareira” Diana Niepce faz uso da vida autónoma do seu corpo para colocar em jogo estruturas de poder do sujeito em relação a si próprio, e dos sujeitos em relação uns com os outros. Através da constatação de um corpo-coisa, a obra de ambos questiona a subjetividade política, humana e não-humana, do corpo, atribuindo-lhe materialidades e modos de existir outros, reimaginando também a realidade de onde emergem as suas danças.

Após as performances, realiza-se uma conversa com os artistas, Paula Caspão e moderação de Carlos Manuel Oliveira.

*Espetáculo com nudez parcial

dança não dança
Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais

A coreógrafa Diana Niepce quer que o corpo diverso seja o novo normal
Coreógrafa, intérprete, activista, assume a curadoria do ciclo Corpos Políticos, na Culturgest, Lisboa, a partir de 4 de Maio. Pretende alargar o espaço de discussão para que haja mais artistas com deficiência a criar. (Fonte: Agenda LX)

Corpos Políticos

O corpo fora da norma nas artes performativas

O ciclo Corpos Políticos, com curadoria Diana Niepce, apresenta uma programação que reúne conferências, conversas, formação e performances procurando promover a reflexão e o diálogo sobre a hierarquia do corpo nas artes performativas.

Programa

COMO (E QUANDO) FALAR DA DEFICIÊNCIA? | 4 mar: 10h30
Neste workshop questionam-se práticas e mentalidades com o intuito de construir outras formas de passar informação quando falamos sobre deficiência. Com Diana Niepce, bailarina, coreógrafa, escritora e ativista, Joana Gomes, bailarina, de Joana Reais, autora, investigadora especialista em Inclusão pela Arte, e Maria Vlachou, cofundadora e diretora executiva da Acesso Cultura.
O OUTRO CORPO | 6 mar: 18h30
Uma conferência-performance em que Diana Niepce se faz acompanhar da linguagem de artistas que dão voz contra a violência disseminada pela norma, e permitem fazer emergir o lugar político de um novo corpo.
O OUTRO LADO DA DANÇA | 8 e 9 mar: 21h

CORPOS ASSUMIDOS/ UNAPOLAGETICAL BODIES | 9 mar: 15h
Uma mesa-redonda junta a performer italiana Diana Anselmo, Diana Niepce, o coreógrafo inglês Marc Brew e a bailarina brasileira Mickaella Dantas, para refletirem trajetórias, problematizando as práticas de exclusão social e pensando as boas práticas de inclusão e o trabalho de criação de artistas com deficiência.

OLHAR FIXAMENTE/ STARING | 9 mar: 18h
O ponto de partida deste encontro é o olhar fixo, o olhar pasmado – que tantas vezes carrega em si estranheza ou preconceito, espanto ou indiferença. Com Lennard J. Davis, professor na área da Deficiência e Desenvolvimento Humano, na Universidade de Illinois, em Chicago.

TEMPESTADE MENTAL: CORPO POLÍTICO | 13 mar: 16h30
Um parlamento juvenil temático, exclusivo a menores de 18 anos. Num espaço autogovernado, durante 1h30, jovens dialogam, refletem e criam alternativas de futuro.

Fonte: AgendaLX

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo