LocalSlider

“Todos juntos por um mundo melhor”

 

O Agrupamento de Escolas Ovar Sul está a participar no projecto “É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal”, com a escultura “Todos Juntos Por Um Mundo Melhor” (vote aqui), cuja exposição decorre em Gondomar até um de Abril  .

Trata-se de uma causa ímpar contra a fome porque é, ao mesmo tempo, um criativo concurso interescolas de esculturas construídas integralmente com latas de alimentos. Finalizadas as obras de arte, após uma maratona de construção que pode durar até oito horas, estas são apreciadas pelo júri e distinguidas em diversas categorias na cerimónia de entrega de prémios.

No final, as esculturas são desmanteladas e os alimentos angariados são doados às instituições de solidariedade social e a outros projectos comunitários indicados pelas escolas participantes. É, neste momento, o único evento oficial Canstruction® na Europa.

O projecto do Agrupamento de Escolas Ovar Sul fez uma escultura com 805 latas de diversos produtos, como grão, feijão, atum, sardinha, ervilhas e fruta.

Sobre o projecto com que concorre sob o título “Todos juntos por um Mundo melhor”, a equipa ovarense constituída por Fátima Caessa, Cristina Rodrigues, Paula Ribeiro, Maria Coutinho, Mariana Craveiro, Maria Lopes, Sara Bousbaa, Pedro Lopes, Gonçalo Pinto e Rafael Sona, diz que “nos dias que correm é urgente o apelo à solidariedade, ajudar quem mais precisa. Não podemos ficar alheios a tanta pobreza…”

“E sim, podemos ser solidários mesmo em tempos de crise. Faz parte dos nossos esforços construirmos um mundo melhor”.

“Na nossa escultura”, explica a equipa, “está ilustrada a união entre todos, através de cinco crianças dos diferentes continentes, de mãos dadas, simbolizando a esperança, o futuro… Cada criança representa um continente, demonstrando que, somos todos diferentes no sentido da etnia, da religião, da língua… mas no fundo, somos todos iguais. Devíamos assim, ter os mesmos direitos e respeito!” “Todos juntos por um mundo melhor!”

O projecto só foi possível com a colaboração do Clube Europeu da Escola Secundária Júlio Dinis, 7ºB e 9ºC, professores da ES Júlio Dinis (Jacinta Gouveia, Paula Ribeiro, Cristina Rodrigues, Palmira Gomes, Ana Cristina Bousbaa, Adélia Oliveira, Maria José Valente e Helena Seixas), Conservas Ramires, empresa de Ovar (anónima), Ramada Storax, Jorge Sousa, Irmãos Braga Lda, alunos e docentes da Escola EB1 da Regedoura, Ana Filipa Cláudio, Otília Borges, Inês Simão, Áurea Bastos, Darlene Costa, Fábio Cramez e todos os amigos que colaboraram.

A instituição para a qual reverterão as latas que constituem a escultura é a “Mãos Solidárias”, de Ovar.

Foto: Luís Ala

O OvarNews felicita o Agrupamento de Escolas Ovar Sul pelos 1.798 votos obtidos via Facebook que deu ao projecto o terceiro lugar neste item. Parabéns!

*Actualizado às 15h de 4.03.2016 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta