EmpresasPrimeira Vista

Toyota e SPEA vão preservar a Barrinha

O projecto “Cidadania pela Natureza – conservação de áreas protegidas” foi loançado, na última segunda-feira, na Barrinha de Esmoriz.

O projecto, que tem a duração de dois anos e é promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), foi o único projeto aprovado pela Toyota Motor Corporation – Japão na Europa.

O seu objectivo é “promover novos modelos de gestão e participação de zonas naturais, através de parcerias entre entidades locais e cidadãos para a conservação e dinamização de atividades ligadas à Natureza”.

Educação ambiental, voluntariado e sensibilização são os principais motes para este projeto conjunto, que pretende ser uma iniciativa piloto com atuação nestas duas IBA.

Segundo a SPEA, “os colaboradores da Toyota, as escolas e vários parceiros locais serão envolvidos em diversas acções, que terão como objetivo estimular a participação cívica em prol da conservação da natureza e dar a conhecer a importância destes locais ricos em biodiversidade”.

O projecto foi seleccionado pela Toyota Motor Corporation – Japão, e dos 26 projectos vencedores, a nível mundial, este foi o único aprovado para a Europa este ano. Nos últimos 15 anos, apenas houve 11 projectos aprovados em todo o espaço europeu.

O papel da SPEA no projecto será identificar as necessidades de conservação, educação e monitorização destas áreas e colocar em contacto todas as entidades e cidadãos que possam desenvolver acções alusivas a essas componentes, juntando sinergias e apoiandose mutuamente na criação de redes de voluntários para a conservação activa destes sítios.

Luís Costa, diretor da SPEA, salienta que, “antes de mais, este projecto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural”.

“Há ainda muito desconhecimento sobre os valores naturais destes locais, mesmo para quem mora portas meias com eles. Acreditamos que este projeto-piloto poderá ser uma semente a replicar noutras Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA) e Áreas Protegidas em Portugal”, acrescenta Luís Costa.

O lançamento do projeto contou com a participação de entidades e parceiros locais, clientes e colaboradores da Toyota, aproveitando-se a ocasião para realizar uma visita guiada ao local e uma campanha simbólica de recolha de lixo na Barrinha.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo