Covid-19

Três dedos abaixo do joelho” em Ovar

Gonçalo Waddington e Isabel Abreu são os protagonistas da peça de teatro “Três dedos abaixo do joelho”, encenada por Tiago Rodrigues e subirão esta noite ao palco do auditório do Centro de Arte de Ovar, pelas 22 horas.

No arquivo da Torre do Tombo, Tiago Rodrigues encontrou um arquivo enorme da censura exercida sobre o teatro durante o regime fascista. Entre milhares de textos de teatro submetidos ao exame dos censores do Secretariado Nacional de Informação, Tiago Rodrigues ficou particularmente interessado nos relatórios escritos pelos próprios censores onde explicam os cortes ou proibições de textos e encenações.

A ironia por trás de “Três dedos abaixo do joelho” é que transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espetáculo que é uma máquina de censurar poética e absurda. De alguma forma, aqueles que oprimiram a liberdade artística e política do tetro deixaram-nos uma herança que nos pode ajudar a redescobrir o perigo e a importância do teatro na sociedade.

Este espetáculo foi escolhido pelo jornal Público como um dos 10 melhores apresentados em Portugal em 2012 e foi nomeado para os Prémios SPA na categoria de Melhor Texto Português Representado e Melhor Espectáculo de Teatro, tendo sido premiado pela última nomeação. Foi galardoado na categoria de Melhor Espetáculo de Teatro de 2012 pelos Globos de Ouro.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo