LocalPrimeira Vista

Integração de família síria desperta interesse internacional

A integração quase perfeita de uma família síria em Ovar trouxe até nós uma equipa de TV holandesa para acompanhar o dia a dia de Ali Alkhamis, Nada e das suas três filhas. Num momento em que a crise dos refugiados divide a Europa, o canal holandês está a filmar uma série de programas de casos de sucesso e este é um deles.

O caso não é para menos. Ali Alkhamis, de 42 anos, que com a mulher Nada Al Nadaf, de 33, se instalou na Habitovar, há cerca de 4 anos, garante que “estamos bem integrados e adoramos viver aqui”. “As nossas filhas têm os amigos na escola, os nossos vizinhos são muito amigos e nem nos passa pela cabeça sair daqui”.

Só há uma nuvem a ensombrar o cenário da família: “o senhorio pediu para sairmos da casa até ao final do ano”, informou. A questão agora é que “arranjar uma casa por nossa conta, além de ser muito difícil de encontrar, é muito caro”.

O problema levou Ali Alkhamis à Câmara Municipal de Ovar para pedir ajuda no sentido de encontrar uma nova casa. “Neste momento, Ali vive um momento difícil, mas vamos accionar os mecanismos de apoio social da Edilidade para ajudar”, adiantou o presidente da Edilidade, Salvador Malheiro.

Ana Cunha, vereadora do Desenvolvimento Social, informou que os serviços vão procurar, junto do proprietário, um aumento do prazo. Os restantes apoios terão que se enquadrar no regulamento respectivo, referiu.

Recorde-se que, nos primeiros dois anos de estadia, a família contou com o apoio da União das Freguesias de Ovar que, por conta própria (protocolo com a Plataforma de Apoio aos Refugiados esteve agendado mas nunca aconteceu), auxiliou na integração, tendo posteriormente accionado outros mecanismos de apoio social.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo