CulturaPrimeira Vista

UA e municípios da região promovem exposição internacional sobre tolerância

Lembrar o que nos une, apesar das diferenças, nunca é demais… A tolerância deverá ser a base desse esforço. Designers de todo o mundo aceitaram o repto do colega e activista Mirko Ilić, sediado em Nova Iorque,
e têm vindo a contribuir para uma exposição itinerante sobre tolerância que já esteve em 24 países. Os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis e as escolas superiores Aveiro Norte (ESAN) e de
Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro responderam ao desafio aceite pela Design Factory Aveiro, no PCI-Creative Science Park.

“The Tolerance Project abre um debate sobre inclusão que só faz sentido se assente numa base de tolerância. Num mundo cada vez mais dividido por questões de raça, religião, sexualidade e nacionalidade, a iniciativa usa o poder único do design para nos recordar o que nos une”, explica-se no blogue ttps://toleranceposters.blogspot.com
que acompanha o projeto. Assim, o projeto Tolerance, tem como objetivo consciencializar as comunidades para a falta de tolerância e promover uma atitude positiva nas interações humanas.

A exposição itinerante de cartazes “The Tolerance Travelling Poster Show” é parte integrante do projeto. Mostram-se pósteres de designers e artistas de vários pontos do mundo com a palavra "Tolerância" no seu idioma local.

A exposição já esteve presente em 24 países e em cada paragem recebe contribuições de artistas locais, aumentando o seu acervo. A UA, a ESTGA e a ESAN, a Design Factory Aveiro, em parceria com os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis vão receber esta exposição.
No âmbito desta iniciativa, decorre um ciclo de debates em Aveiro (Espaço Viver a UA), Ílhavo (Design Factory Aveiro e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), Biblioteca Municipal Manuel Alegre (Águeda) e Garagem Justino, em Oliveira de Azeméis. A moderação de todos os debates é garantida por membros da UA.

A inauguração da exposição, a 9 de outubro, às 17h00, no Espaço Viver a UA, no centro do campus de Santiago, inclui o debate de abertura sobre “Tolerância e Multiculturalidade”, seguida de visita à exposição. A exposição patente no Espaço Viver a UA (Universidade de Aveiro), no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro
(em Aveiro), na Biblioteca Municipal Manuel Alegre e ESTGA – Águeda, na Design Factory Aveiro (PCI-Creative Science Park) – Ílhavo, e na Garagem Justino (Oliveira de Azeméis), prolonga-se até 29 de outubro.

Duração: 
de 09 a 29 de outubro
Locais da exposição:
Galeria multifunções do Espaço Viver a UA. Universidade de Aveiro
Design Factory Aveiro, PCI Creative Science Park
Biblioteca Municipal de Aveiro
ESTGA e Biblioteca Municipal Manuel Alegre
Casa da Cultura de Ílhavo
Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
Garagem Justino em Oliveira de Azeméis

Debates:
09.10.2019
17h00 Galeria multifunções do Espaço Viver a UA. Universidade de Aveiro
11.10.2019
18h30 ESTGA – início do percurso da Tolerância e debate às 19h30 na sala
polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA)
11.10.2019
17h00, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
24.10.2019
(Hora a definir) Garagem Justino, Oliveira de Azeméis
25.10.2019
17h00 na Design Factory Aveiro, PCI – Creative Science Park

Link do blog da exposição:
https://toleranceposters.blogspot.com

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo