CulturaPrimeira Vista

Medalha de prata para alunos de Ovar em competição de ciência na China

André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira, os 3 jovens cientistas que representam Portugal na China num dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, o CASTIC – China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, acabam de ser distinguidos com o segundo lugar da competição, na categoria dos projetos internacionais (Internacional Students).

A acrescentar à medalha de prata, os cientistas portugueses foram também distinguidos com o Special Award pela Indonesian Young Scientist Association, prémio que dá acesso a um novo concurso promovido por esta instituição.

Coordenados pelo professor Carlos Oliveira, os alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, apresentaram no certame o projeto distinguido na Mostra Nacional de Ciência, organizado pela Fundação da Juventude, e que lhes garantiu o acesso a esta competição. “Larvas: Praga ou Solução?” testou a biodegradabilidade do plástico e também da esferovite usando larvas-da-farinha (tenebrio molitor) e larvas de traça-da-cera (galleria mellonella). Estas espécies – geralmente reconhecidas como pragas para cereais, para produtos armazenados ou para colmeias de abelhas – mostraram potencial para uma mais rápida degradação de poliestireno expandido e de vários tipos de plástico (sintético, reciclado e biodegradável), podendo abrir novos caminhos para lidar com estes materiais de lenta decomposição e de grande concentração no meio ambiente.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo