CarnavalPrimeira Vista

Um olhar sobre a Costa de Prata

O fotógrafo Miguel Vieira Pinto acompanhou, durante um ano, a Escola de Samba Costa de Prata – com grande protagonismo no Carnaval de Ovar – tentando manter-se, o mais possível, invisível para que nada se sobrepusesse à espontaneidade dos elementos retratados.

Neste projecto, o fotógrafo vareiro dá a conhecer, numa perspectiva diferente, a festa de raiz popular com uma génese local e uma história de várias décadas, contudo, trespassada por incontornáveis influências de outras culturas, de outras latitudes, o que não a impede de estar, profundamente, entranhada na vida de quantos (muitos), por estas paragens, se dedicam ao reino da folia.

A Escola de Samba Costa de Prata nasceu em 1983, sendo a mais antiga da cidade e do carnaval de Ovar e uma das mais antigas escolas de samba portuguesas. Conta, actualmente, com mais de 250 elementos e a sua acção vai muito além dos desfiles carnavalescos, realizando ao longo do ano diversas actividades e eventos destinados aos seus associados e à comunidade em geral, dentro e fora do concelho.

A Costa de Prata arrecadou, pela primeira vez em 2015, o Troféu Nacional do Samba de Portugal e promete continuar a promover a inovação, a criatividade e a diferenciação que a identifica.

Miguel Vieira Pinto nasceu em Macau, viveu em Moçambique até o 25 de abril de 1974. Em Portugal, tem raízes em Amarante e em Ovar, onde vive.

Começou a estudar fotografia no Centro de Artes de São João da Madeira, em 1991, data em que montou o seu laboratório pessoal. Em 2009, realizou o Curso de Fotografia do Instituto Português de Fotografia do Porto. Tendo exercido funções em áreas distintas, nos últimos anos, dedicou-se em full time a esta actividade, como fotógrafo freelancer. Actualmente, a fotografia é para MVP mais do que um prazer e/ou uma forma de subsistência: é, acima de tudo, uma forma de estar na vida.

A exposição inaugura na sexta-feira, dia 10, às 19 horas, na Biblioteca Municipal de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo