Saúde

Uma em cada quatro pessoas vai sofrer um AVC ao longo da vida

Dia Mundial do AVC: 29 de outubro

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) junta-se à World Stroke Organization (WSO) para assinalar o Dia Mundial do AVC, que se comemora no próximo dia 29 de outubro. Nesta efeméride, as autoridades de Saúde realçam a importância de apostar na prevenção da doença vascular cerebral, alertando para que uma em cada quatro pessoas vai ter um AVC.

A mensagem que preside à campanha internacional eleita pela WSO para assinalar o Dia Mundial do AVC, em 2019, é clara: uma em cada quatro pessoas está em risco de vir a sofrer um AVC ao longo da sua vida. No entanto, a boa notícia é que este destino não é inevitável: é possível prevenir a ocorrência de AVC, na maior parte dos casos, através da adopção de algumas medidas simples.

Chamando a atenção para o panorama nacional e justificando a importância de iniciativas como esta, o presidente da Direcção da SPAVC, Prof. José Castro Lopes, frisou que “o AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade permanente no nosso país”. “Por hora, três portugueses são vítimas de um AVC. Destes, um deles não sobreviverá. Dos restantes, 50% ficará com incapacidade de grau variável”, adiantou.

Não obstante “estarmos perante uma doença gravíssima”, o especialista lembrou que esta se pode prevenir e tratar. Nesse sentido, continuou, “diariamente e durante todo o ano, devem ser postas em prática as medidas de prevenção amplamente divulgadas pela SPAVC através das mais variadas acções. Estas medidas dizem respeito ao combate aos factores de risco de AVC, devendo salientar a hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes, o sedentarismo, e a fibrilhação auricular (arritmia cardíaca)”.

Sob o mote “Don’t be the one” (“Não seja essa pessoa”, em português), a WSO e a SPAVC aproveitam esta data para recordar alguns dos passos que podem contribuir mais decisivamente para a prevenção do AVC:

  1. Medir regularmente e controlar a pressão arterial (PA), reduzindo a quantidade de sal adicionada aos alimentos; 30% dos AVC podem ser prevenidos baixando a PA.
  2. Divulgar a necessidade de deixar de fumar; parar o uso do tabaco pode reduzir o AVC em 35%.
  3. Controlar a diabetes e o colesterol; os valores de colesterol e glicose devem estar dentro do normal.
  4. Praticar atividade física regular, combatendo o sedentarismo; 30 minutos de exercício diário pode diminuir o risco de AVC em 20%.
  5. Controlar o peso, pois a obesidade aumenta o risco vascular; é aconselhável aumentar o consumo de vegetais, mantendo uma dieta equilibrada.
  6. Detetar precocemente a fibrilhação auricular (FA), verificando periodicamente se as pulsações cardíacas são rítmicas, através da palpação do seu pulso; a FA aumenta o risco de AVC e necessita de medicação corretiva.
  7. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas; o álcool eleva a pressão sanguínea e aumenta o risco de AVC.

Sublinhando, por fim, “que prevenir para evitar é melhor que tratar”, o presidente da Direção da SPAVC deixou um repto à população, a propósito das comemorações do Dia Mundial do AVC: “a prevenção está nas vossas mãos. Sejam pró-ativos!”.

Para esclarecer a população sobre AVC, a SPAVC convida a consultar o Guia Prático:

https://static.lvengine.net/spavc2013/Imgs/pages/PUBLICO/GUIA%20AVC%20POPULACAO_final.pdf

 Mais informações sobre a campanha internacional: https://www.worldstrokecampaign.org

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo