LocalPrimeira Vista

Unidade de Saúde de Válega conhece avanço em Maceda

 

A inauguração do Pólo da USF Laços, em Maceda, foi aproveitada para assinar o contrato-programa entre a Câmara Municipal de Ovar e a ARS-Centro com vista à aquisição do terreno e execução do projecto para a nova unidade de saúde Alpha, em Válega.

O investimento para substituir uma unidade que funciona num edifício com mais de 30 anos, será comparticipado a 85 por cento pelo Pacto de Coesão e Desenvolvimento Territorial da Região de Aveiro e os restantes 15% pela própria edilidade, num valor global estimado de 1,2 Milhões de Euros.

Tal como vai suceder em Válega, o Pólo da Unidade de Saúde de Maceda – Pólo da Unidade de Saúde Familiar Laços, ontem inaugurado, representou um investimento de 400 mil euros, integralmente pagos pela Câmara Municipal de Ovar. “Esta era uma obra protocolada desde 2011, com um custo de 150 mil euros, partilhado com a Administração Regional de Saúde do centro (ARS-C) que, por motivos vários, não foi possível concretizar”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, durante a cerimónia de inauguração.

O autarca explicou que a edilidade decidiu arcar com a despesa total da obra para não perder mais tempo e por saber que se tratava de “uma prioridade da população de saúde”, afirmando que é “dinheiro da câmara, mas é dinheiro de todos nós”. E avançou para a satisfação deste anseio da população mesmo que “a saúde não seja uma responsabilidade da Câmara ou da junta”.

Devido às suas fracas condições, a unidade de saúde de Maceda perdeu utentes para as unidades mais próximas de Esmoriz e até mesmo de Santa Maria da Feira, cifrando-se hoje em pouco mais de 1800 inscritos, pelo que o novo pólo vai funcionar com apenas um médico, dois dias por semana em horário reduzido. O objectivo agora é voltar a captar os utentes da freguesia. Salvador Malheiro deixou o apelo no sentido de que os utentes que saíram regressem, “pois se assim for, em breve teremos mais médicos e mais horários”.

O presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Miguel Silva, lembrou a população estava a celebrar o Dia da Freguesia e que era o momento certo para inaugurar o novo pólo de saúde. Feliz, o autarca defende que a saúde se deve pautar “por uma política de proximidade, isto é, no investimento feito para as pessoas”.

Para o secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Araújo, este “é um dia de festa para Maceda, mas também é um dia de festa para o Sistema Nacional de Saúde”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo