Opinião

Vamos continuar a deixar cair o património ovarense? – Álvaro Reis

Há uma meia dúzia de anos chamei a atenção, no meu blogue, sobre a necessidade de se cuidar o património degradado, que embora construído no passado, constituiu no presente uma importante memória do então desenvolvimento da cidade de Ovar.

O antigo cinema de Ovar foi talvez a vítima mais recente desse desleixo. Contudo, outras infra-estruturas parecem seguir-se, caso nada se faça em contrário. Por exemplo, aquelas que já foram noutros tempos ícones de beleza e bucolismo, como as fontes públicas, espalhadas por diferentes locais da cidade. Que interessante seria também do ponto de vista turístico o restauro destas fontes! Mas que fique claro que, quando falo de restauro não me refiro a uma intervenção “moderna” descaracterizadora da arquitectura original, própria da época!

Fonte das Luzes (Rua João Semana)
Fonte das Luzes (Rua João Semana)

Outra das “peças” do passado industrial de Ovar e que merecia, não só pela imponência da sua arquitectura mas igualmente pela sua localização bem destacada a todos quantos circulam na linha do norte, é a antiga fábrica da Sociedade Mercantil Industrial Ovarense, uma das que se dedicavam em Ovar ao descasque de arroz. Que bonito seria ver este edifício com outro ar e até com uma nova utilização ….. mesmo ali à beirinha da estação dos caminhos-de-ferro!

Porque me custa compreender toda esta inércia que se arrasta ao longo das décadas pela defesa do património do burgo ovarense, cada vez me convenço mais que a razão de ser de tais esquecimentos poderá ter a ver com o sedentarismo dos tempos modernos…..

Num ano devotado ao Turismo Sustentável para o desenvolvimento das regiões deixo um convite ao senhor presidente da Câmara Municipal de Ovar e aos vereadores dos pelouros do turismo, urbanismo e património para que façam visitas apeadas a estes locais, caminhem nas suas proximidades, olhem demoradamente para os imóveis de diferentes ângulos e reflictam sobre como valorizar este tipo de construções históricas ….. Fica feito o desafio. Bom Ano de 2017.

Álvaro Reis
ondaseventania.blogspot.pt

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo