LocalPrimeira Vista

Amigos do Cáster denunciam descarga poluente na ribeira Senhora da Graça

Populares detectaram, este domingo, uma descarga de efluentes contaminados na ribeira Senhora da Graça (afluente do rio Cáster) sob a ponte da Rua Elias Garcia, junto ao Mercado Municipal de Ovar. Perante este cenário a PSP, a GNR-SEPNA e os Amigos do Cáster ocorreram ao local reportando à AdRA este problema.

A PSP chegou ao local às 13h45, enquanto a AdRA só compareceu às 15h15. A ribeira Senhora da Graça foi colectora de esgotos, pelo menos, durante este período.

Segundo depoimentos recolhidos pelos Amigos do Cáster, esta ocorrência deve-se “à falta de capacidade do sistema de saneamento básico (esgotos) para sobrecargas, e por inerência, a conduta de descarga de emergência dirige os esgotos para a rede de águas pluviais poluindo rios e ribeiros”.

Nesta ocasião, como noutras, foi a vez da ribeira da Senhora da Graça. “São várias as denúncias que demonstram que este problema apresenta-se também ao longo do rio Cáster, algumas das quais, em pleno Parque Urbano de Ovar”, lembrando os Amigos do Cáster que “recentemente foi levantado o mesmo problema junto à Avenida Dona Maria II”.

A confirmar-se esta realidade, “exige-se à AdRA o redimensionamento da rede de saneamento básico, nomeadamente nos pontos críticos (pontos de estrangulamento), pois enquanto este situação não for resolvida estes episódios repetir-se-ão indefinidamente”.

Os Amigos do Cáster aproveitam a ocasião para alertar a população para o adequado tratamento dos seus resíduos sólidos e gordurosos, mas sobretudo para a vigilância das suas linhas de água, denunciando sempre que se verificarem estas ocorrências. As denúncias devem ser dirigidas às instâncias responsáveis pela fiscalização das linhas de água, que são a GNR – SEPNA, a PSP e a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, dando sempre que possível conhecimento aos Amigos do Cáster.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo